Hoje se tornou muito habitual as pessoas trabalharem em casa, com a tecnologia em mãos como notebooks e smartphones, tudo ficou muito fácil.  Para criar uma rotina de trabalho, a melhor opção é ter um home office. Este espaço pode ser um cômodo exclusivo ou um espacinho planejado dentro do quarto, de um canto na sala, ou até mesmo no corredor.

Quando o home office compartilha o espaço de um cômodo cuja função principal não é trabalhar, é necessário redobrar a atenção quanto a questão da organização. Para você ter o máximo de rendimento no seu trabalho, cuide para que papéis e documentos sejam guardados adequadamente. Não existe home office planejado e eficiente sem uma série de gavetas e portas, para documentos, impressora, tomadas e fiação.

 

A seguir 7 dicas infalíveis para você decorar o seu Home Office.

 

DICA 01 –  AS OPÇÕES DE CORES PARA SEU HOME OFFICE

O que devemos levar em consideração na hora de escolher:

 

Em primeiro lugar devemos analisar as tarefas que serão executadas no local.

Você vai realizar muita leitura, escrita, uso de computador?

Vai ouvir áudios e assistir vídeos? Vai receber clientes, fazer vídeo conferências?

A Decoração Sem Dúvida preparou um e-book gratuito que apresenta as melhores e piores cores para cada ambiente. Peça aqui sua cópia https://decoracaosemduvida.com.br/download-ebook-decoracao/

Eu por exemplo, divido meu tempo de trabalho entre meu escritório e meu home office.

Em casa eu faço gravações em vídeos, onde respondo dúvidas, e ensino decoração de interiores. Minhas  principais preocupações foram ter uma boa acústica e escolher uma cor apropriada nas paredes, para aparecer nos vídeos.

Como você vê, é fundamental pensar como adequar seu espaço ao principal uso do seu home office. A partir desta definição podemos pensar nas cores da parede que vamos querer destacar para este espaço.

Já é sabido através de muita literatura e pesquisas realizadas por universidades, que a cor do ambiente exerce um poder sobre a sua energia, criatividade e foco, portanto vamos descobrir qual é a melhor cor para o seu Home Office.

 

Azul e Verde

 

Começamos pelo azul que é uma cor que acalma, promove sensação de confiança e ajuda na comunicação.De todas as cores do círculo cromático, azul é a escolha número um, no mundo todo.Agrada homens e mulheres, jovens e idosos, e está associado à paz e segurança.

Já se você busca inspiração, projetos diferentes, escolha um tom de verde. Ele reduz a ansiedade e o desgaste visual. Aspecto importante, principalmente onde computadores são usados com muita frequência.

Parede pintada em Coral.Essa cor trás energia e positividade para o espaço. Mas cuidado, não são todas as pessoas que toleram tons vivos como esse. Fonte: apartmenttherapy

Home Office com cores quentes.

Vermelho e Amarelo

 

As cores mais quentes, como o vermelho são boas opções para aqueles que trabalham até mais tarde.  O vermelho estimula a atividade cerebral. É lógico que você não vai pintar as paredes do seu home office de vermelho, basta um poster e uma cadeira ou uma luminária. Já o laranja é indicado para aumentar a energia do local

. O Amarelo é considerada uma cor alegre e induz o otimismo.  Recomendamos dosar o uso destas cores primárias com outras cores, pois em excesso pode causar ansiedade. A cor que melhor faz a função de amenizar o efeito das cores primárias é o cinza.  Aprenda a combinar as cores para sua casa toda, do sofá ao tapete, das paredes aos enfeites com a Designer de Interiores Silvana Hindi   https://decoracaosemduvida.com.br/cursos

O branco passa a sensação de espaço maior e se o ambiente possuir muita luz natural promove a criatividade.

 

Os tons pastéis no geral, são os preferidos de muitas pessoas, porém é necessário usar algumas cores vivas, pois  elas contribuem para estimular a criatividade, o bom-humor, a lucidez e a inteligência

 

Paredes revestidas com madeira ajudam a melhorar a acústica do ambiente e manter o barulho do lado de fora.

 

 

 

DICA 2 – ESCOLHA  MÓVEIS  ADEQUADOS PARA  O HOME OFFICE

 

Escolher os móveis para o Home Office vai depender do seu orçamento. Onde pretende montá-lo? Em um espaço exclusivo? No canto da sala? No quarto?

 

Se for no quarto por exemplo, o ideal é gastar um pouco mais e optar por móveis planejados especialmente para o local. Eles serão  projetados nas medidas e acabamentos adequados, para ocupar o menor espaço possível, permitindo uma boa circulação.

Também muito importante é inseri-lo na decoração do quarto para que não sobressaia. Use uma madeira já usada em outro elemento, combine as cores e os objetos. Você não quer que pensem que você dorme no escritório.não é?

Vamos começar pela mesa do escritório, ela é o principal elemento para montar um home office. É nela que você vai organizar as suas coisas, o computador, impressora, bloco de notas, canetas e outros objetos necessários para ter em mãos.  Depois de definir o local, tire as medidas corretas para escolher a mesa ideal.

 

 

DICA 3 – PARA LUGARES PEQUENOS, MÓVEIS PLANEJADOS

 

Observe a iluminação ao fundo da prateleiras feita com fitas de LED. O efeito é imbatível.

 

Móveis sob medida são as melhores opções para espaços pequenos, assim como para espaços compartilhados. Um Home Office planejado oferece várias soluções eficientes como: gaveta para embutir tomadas, trilhos para pastas de arquivos, canaleta para esconder tomadas e cabos, móveis que “escondem a impressora, entre outros.

 

Use e abuse do espaço das paredes, colocando prateleiras com pouca profundidade para organizar livros , ou tintas, ou novelos de lã…. Outra dica é escolher por exemplo, uma mesa retrátil, pois quando acabar o trabalho é só guardar a mesa de novo e tudo fica arrumado.

 

Home office também tem estilo. A imagem acima a esquerda mostra cadeira, porta treco, luminária, calendário.. tudo inspirado nos anos de 1970. Fonte:apartmenttherapy

 

 

DICA 4 – A MELHOR CADEIRA É ERGOMÉTRICA

Recomendamos que invista em uma cadeira funcional e confortável, pois vai passar muitas horas nela e é importante investir na qualidade da sua postura,  o que certamente vai influenciar na qualidade do seu trabalho. As cadeiras ergométricas são voltadas à prevenção de lesões e doenças laborais utilizando recursos e equipamentos adequados.

 

DICA 5: O APOIO PARA OS PÉS

Muitas vezes não damos importância ao apoio de pé, mais saiba que ele é fundamental para quem trabalha muitas horas sentado.

Os especialistas afirmam que para trabalhar sentado, o ideal é estar com  a planta dos pés 100% apoiadas em uma superfície, enquanto a região lombar deve ficar encostada no espaldar da cadeira. Não é correto ficar na ponta dos pés ou ficar com os pés ‘flutuando’ no ar.

Se voçê não consegue manter as pernas num ângulo de 90 graus ao sentar-se, e manter os pés no chão, é hora de usar um apoio para os pés. Projetar a lombar para frente para apoiar os pés no chão, prejudica muito  sua postura.  Fonte: www.realiza.com.br

 

 

Use um apoio para os pés para usar enquanto trabalha no seu home office. É fundamental para uma boa postura. Fonte:kalunga

Saiba mais sobre a importância da Ergonomia em :

https://decoracaosemduvida.com.br/o-design-de-interiores-e-a-ergonomia/

 

 

DICA 6:  A ILUMINAÇÃO  EFICIENTE NO HOME OFFICE

Uma boa iluminação no espaço de trabalho faz toda a diferença.

 

Se você tiver a oportunidade de montar o seu Home Office em um espaço com iluminação natural, (se cômodo próprio) posicione a mesa de trabalho de maneira que você fique de lado para uma janela. A luz do dia é agradável e não cansa a vista, além de  ajudar a economizar energia elétrica.  Para o final do dia, a noite ou em dias nublados, é importante escolher uma iluminação artificial que não afete os olhos. Veja algumas sugestões.

 

Nessa imagem vemos spots com lâmpadas LED no teto e abaixo das prateleiras que ficam acima da escrivaninha. Além de luminária direcionável como luz de tarefa, próxima ao teclado. Fonte: Wayfair

 

Você sempre fará uso de uma luminária sobre a mesa. Sempre. Chama-se luminária de tarefa, e vai mover-se sobre seu trabalho nos momentos em que a luz do cômodo estiver insuficiente. Use  LED  na decoração se desejar uma iluminação indireta,  como um ponto único de luz em cima da mesa , por exemplo.

 

DICA 7: CORTINAS PARA HOME OFFICE

 

Sabemos que a claridade excessiva causa desconforto visual, dificultando a  leitura do que está na tela do computador. Persianas de qualquer material, ( alumínio, madeira, tecido..) são a opção mais prática e eficiente para o  Home Office. Por isso item “cortinas” têm um papel fundamental no controle da iluminação e  temperatura do local de trabalho.

Hoje temos uma grande variedade de modelos e devemos escolher a que permite maior controle de entrada de luz no ambiente.

 

Segundo especialistas “A principal diferença entre persianas horizontais e verticais vai além da  na orientação das peças.

Se o ambiente tiver a janela  voltada para o norte ou sul, recomenda-se a utilização de persianas verticais.

Caso a janela esteja voltada para leste ou oeste, prefira o uso da persiana horizontal. Obedecendo essa regrinha  você quebra a entrada de luz solar de maneira mais eficiente.

 

 

As persianas e rôlos são os tipos mais apropriados. Fonte Hunter Douglas

 

 

Temos certeza de que, depois dessas dicas, você vai sentir-se  à vontade para montar o seu Home Office.  Tem alguma dúvida ou dica para compartilhar com a gente? Escreve aqui nos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciar Conversa
1
Tem Dúvidas Sobre os Cursos?
Oi! como posso te ajudar hoje?