No último ano vivemos uma febre de jardinagem. A criação de jardins internos é tendência que veio para ficar.

 

Jardim Interno

Jardim na Sala de Estar reune plantas pendentes, parede verde e árvore frutífera. Fonte:Van Tan

Nessa matéria vou falar sobre jardins internos e os benefícios que trazem para nossa saúde física e emocional. Aproveito para sugerir que conheça as 5 plantas que precisa ter em casa para manter-se saudável.

Mas primeiramente, antes de sair procurando um espaço na sua casa para colocar as plantas, vamos às seguintes considerações:

Um jardim interno precisa apresentar condições ideais para vingar . Essas condições variam de acordo com as espécies plantadas.

São 4 os pontos importantes:

1.Luminosidade

2.Umidade

3.Profundidade do Solo

4.Condições para Rega

Hall de Entrada com Jardim Interno

 

Atendidos os requerimento acima, você  ainda pode se beneficiar com a redução no custo de energia. Por que a presença de plantas faz com que o ar circule mais no espaço.

Em segundo lugar, você vai respirar um ar mais puro pois as plantas eliminam os poluentes domésticos.

E não menos importante, um jardim interno melhora a produtividade de qualquer atividade realizada por perto, seja ela trabalho, estudo, relaxamento…

Luminosidade

As plantas dependem da luz para fazer a fotossíntese e crescer. Em outras palavras, na ausência da luz adequada elas não produzirão flores ou frutos. Por isso os espaços com pouca luz precisam de sistemas de iluminação artificial específicos para jardinagem.

Por exemplo, a grande maioria das espécies se desenvolvem quando expostas 14a 16 horas à luz solar.

Por isso quando não há luz natural suficiente, você deve optar por sistemas de fluorescentes compactas ( lâmpada e refletor) ou por lâmpadas de Xenon. Seu brilho intenso pode garantir o desenvolvimento de qualquer jardim.

Clarabóias garantem a entrada da luz solar necessária para o crescimento do jardim interno.

Umidade

Jardins Internos normalmente sofrem de baixa umidade e esta é a causa mais  frequente das manchas marrons nas folhas.

Resumindo, as plantas florescem quando as condições climáticas apresentam 50% de umidade. E isso  raramente vai ocorrer dentro de casa.

Entretanto resolver esse problema é fácil! Nos dias mais secos, coloque um aparelho de umidificação próximo ao seu jardim interno. Ou simplesmente encha um balde de água, que também resolve!

A umidade no banheiro favorece o desenvolvimento de algumas espécies

Profundidade do Solo

A profundidade do solo varia de acordo com a espécie de planta que se vai plantar. De maneira geral 50cm de profundidade é suficiente para a maioria das plantas. Alguns caules menos firmes devem ser presos à hastes e treliças.

 

 

Soluções criativas para plantas dentro da sala

Nem sempre é preciso montar um canteiro para ter a sensação de um jardim acolhedor Fonte: acervo Decoração sem Dúvida

 

Rega

As plantas cultivadas em vasos secam mais rapidamente que as plantas colocadas diretamente no solo. Por essa razão é imperativo que as plantas do jardim interno recebam uma quantidade consistente de água através de um sistema de irrigação e gotejamento automático.

Concluindo, independente do modelo de jardim e das plantas escolhidas, lembre-se sempre de providenciar uma boa drenagem. Na sua ausência as raízes apodrecerão. Quando usar vasos ou qualquer outro tipo de “container”, providencie para que tenha furtos ou pratos.

 

Quais espécies são mais indicadas para lugares fechados?

 

 

Plantas para Espaços Intenos

As 10 plantas que sobrevivem melhor em espaços internos.

  1. Aglaonema

  2. Zamioculca

  3. Rhapis Exclesa

  4. Sansevieira

  5. Epipremnum Aureum

  6. Neoregelia

  7. Dracaena Fragans

  8. Samambaia

  9. Calatheas

  10. Chlorophytum

Espero que tenham gostado da matéria!

Convido vocês para conhecer meu canal no YouTube e assistir vários videos com o passo a passo para arrumar sua casa…. como um profissional!

Grande Abraço,

Silvana Hindi

 

 

 

 

 

 

Iniciar Conversa
1
Tem Dúvidas Sobre os Cursos?
Oi! como posso te ajudar hoje?