Aprenda a expor livros, flores e enfeites

Decorar a mesa de centro pode ser um pequeno desafio.  Ou você pensa que as arrumações das mesas de revista acontecem por acaso?

Com certeza você não quer que ela pareça bagunçada, com um excesso de peças. Mas também não quer perder a oportunidade de expor objetos de decoração, que farão com que ela se torne um ponto focal na sala.

Quando não planejamos, nossos móveis acabam exercendo funções para as quais não foram criados. Pés em cima da mesa de centro é proibido! Para isso existem os puffs. Controles remotos, brinquedos, jornais, comida… Cuidado!  Esteja sempre vigilante para a bagunça não se instalar.É claro que queremos uma naturalidade em nossas casas, por isso vamos planejar um pouco, e deixar o restante por conta da ordem natural das coisas…

Para evitar uma sala com excesso de enfeites, não os exponha em todas as mesas ou prateleiras do cômodo. Até mesmo mesa de centro, tem que ter um canto vazio.

Observando as revistas de decoracão você vai ver que a maioria das mesas está arrumada com LIVROS+PLANTA+OBJETO DECORATIVO

 

Peças menores unidas na bandeja. www.countryliving.com

 

Na minha opinião os livros são imprescindíveis, com um belo tombo duro e uma capa importante. Custam tanto quanto um bom objeto de decoração e são conhecidos como ‘’coffee table books” ou em português, livros da mesa do cafezinho.

 

Fonte: Veranda.com

 

O livro sobre a mesinha personaliza a decoração, pois vai expor o conteúdo de preferência dos donos da casa, ou apresentará o ramo de atividade de um escritório. Observe que os livros sobre a mesa tem uma cor predominante., que se une à cor das almofadas e xale.

Outras dicas que também funcionam para estilizar a mesinha central:

  •  Tente unificar objetos com formas diferentes pela cor. Por exemplo 3 vasos de formatos diferentes, todos em azul.
  •  Preste atenção para misturar diferentes texturas, sobretudo se usar uma cor só. Vidro sobre uma bandeja de fibras naturais,por exemplo.
  • Junte os opostos; algo brilhante ao lado de madeira usada, redondo com quadrado, macio com rugoso.
  • Varie as alturas de tudo que colocar sobre a mesa, mas não use objetos com muita diferença, para prevenir que o ‘’’look’’ fique confuso.
  • Use os livros ou pedestais para elevar os objetos pequenos demais. Ao invés de usar 4,5 enfeites pequenos, use 1 grande e 2 pequenos.
  • Junte coleções numa bandeija ou numa cesta.
  • Providencie uma caixa para guardar os controles remotos, ou use bolsões próprios para isso colocados sobre o braço do sofá.
  • Deixe espaço para a real função da mesa de centro. Apoiar uma bebida, um prato, um cinzeiro.
  • Se você gosta de um estilo mais ‘’’clean’’ coloque sobre a mesa uma única peça. Mas preste atenção para as dimensões. Tem que ser grande!

 

  • www.bgh.com
  • A mesa de centro é uma boa oportunidade para variar os materiais usados na decoração. É um móvel relativamente pequeno, e encontrado em  grande variedade de acabamentos. Se você sente que exagerou em alguma parte da sua decoração, opte por uma mesa reta em ferro preto por exemplo.
  • Se sente que há espaço visual para uma mesa de madeira rústica, parte para ela. Uma dica para esse caso. Use poucos elementos sobre ela. A madeira com acabamento rústico é uma escultura, deixe que ela reine por si só.

 

  • Poucos elementos sobre a mesa que é encarada como uma escultura. Fonte: Hudson Valley Magazine