Como fazer a melhor decoração do quarto pensando nos detalhes
ILUMINAÇÃO
Se você leu a parte 1 desse artigo, ótimo já tem as orientações para fazer uma boa escolha quanto às cores, as imagens e os móveis que vão ser usados no quarto do seu bebê.
Se não leu, leia.
Preferi escrever sobre a iluminação, o tapete e a cortina, separadamente, porque não vou falar apenas sobre o aspecto estético desses elementos.
Dos 3 assuntos mencionados acima o que merece a primeira atenção é a iluminação.
Não se trata apenas de escolher o lustre, sua cor, estilo ou material. Trata-se de descobrir a quantidade de luz que o quarto do seu bebê precisa.
Acho uma excelente ideia simplificar o assunto, instalando um dimmer no interruptor. Porque você só vai descobrir o que deixa seu bebê confortável depois que ele nascer e o quarto estiver pronto.

Dimmer com controle remoto. Fonte : aliexpress.com
Mas o que é isso?
Dimmers são dispositivos que permitem controlar a intensidade e o brilho da lâmpada a ser utilizada. Por exemplo, vamos supor que o cômodo em questão tenha 9m2 ( nove metros quadrados). Ou seja, 3m de largura x 3m de comprimento.
Utilizaremos essas medidas para calcular quantos lúmens serão necessários para uma boa iluminação. Onde o número 9 é a área quadrada do cômodo e o número 150 apenas um multiplicador da fórmula:
9m2 X 150 = 1215 lúmens
Portanto para uma boa iluminação geral, são necessárias lâmpadas que resultem num total de 1215 lúmens . Essa informação está disponível na embalagem das lâmpadas LED.
Mas na hora de dar de mamar ou adormecer seu bebê, você não quer um quarto claro, não é?
É ai que entra o dimmer. Quando estiver instalado, você vai acender e apagar a luz por ele, e entre um extremo e outro, existem várias graduações de luminosidade.
Este pequeno dispositivo vai permitir que você tenha muita flexibilidade. Os bebês ficam irritadiços e ansiosos com muita claridade. A penumbra é útil para conduzir seu filhinho ao sono, preferível à escuridão total, que causa transtorno cada vez que alguém tem que entrar no quarto.
Sem falar que uma iluminação suave garante a todos que acordam durante a noite, um bom regresso ao sono.
CORTINA
Resolvido a questão da iluminação, vamos escolher as cortinas.
Regra número 1, quanto menos tecido no quarto melhor, pois tecido demais junta poeira.
Logo fica descartada a cortina com chale que vem até o chão. Ela é bastante decorativa, porém nada prática ou segura num quarto de bebê.
Para usar tecido, deve-se escolher somente aquele que pode ser lavado constantemente. Um linho pré encolhido por exemplo.
Excluindo as cortinas tradicionais, temos:
1.Persianas horizontais de alumínio ou madeira.
2.Rolôs
3.Painéis

Quarto de menina com rolô Hunter Douglas. Fonte: hunterdouglas.com
Na minha opinião deve-se escolher o rolô pois as persianas horizontais são mais caras e existem rolôs baratinhos que podem ser customizados. Veja abaixo que idéia bacana.
Você compra a cortina rolô num Home Center como a Leroy Merlin, por exemplo, escolhe um tecido bem bacana ( listas ou xadrez são boas opções) e cola por cima.
Para customizar use a cola para tecido da acrilex, SUPERCOLA PANO.

Fonte www.thediymommy.com
TAPETE
Escolher o tapete ideal para o quarto do bebê fica mais fácil se observarmos que a hora certa da compra só ocorre depois de:
- No caso de um quarto de bebê, trate o tapete como um acessório decorativo.
- Antes dele, escolha como ornamentar as paredes.
- Escolha também o tipo e a cor da cortina
- Lembre-se da cadeira de amamentar.
- Quando os 3 itens acima estiverem decididos, você saberá se ficou faltando cor, ou já tem demais e se ficou faltando estampa, ou tem demais.
- Do que você concluir ,dependerá escolher a “cara”do tapete.
O tamanho certo:
- Se o piso por baixo do tapete for duro ( madeira, porcelanato, cerâmica) compre um tapete que acomode os pés dos móveis grandes.
- Se estiver usando carpete ou piso vinílico, e quiser marcar uma pequena área central com um tapete, a medida deve ser menor.
Cores e Estampas:
1. Procure não deixar que o tapete se destaque muito do piso. Isso diminui a sensação de tamanho do quarto. Como ele estará mais vísivel do que o piso, as bordas dele ‘demarcarão o tamanho do cômodo.
2. Caso você tenha usado um tecido estampado na poltrona evite usar outra estampa no tapete. Em tempo, listras são aceitáveis.

Quarto de bebê que optou por paredes neutras ornamemtadas com uma composicão de quadros que determinou quais seriam as cores do quarto: Azul, verde e amarelo. Com boas doses de branco, essas cores entraram na cortina, banqueta, tapete, gravuras e protetor de berço. Essa leveza que o branco deu, permiti que se adicionasse uma peça de peso, como uma poltrona azul marinho Fonte:jandjdesigngroup.com
Quanto ao material: Sintético ou Orgânico? Lavável em casa? Impermeável? Inflamável? De maneira geral essas são as características:
1.Algodão ( produto natural, macio, fácil de limpar, mantem o ambiente fresco)
2.Lã ( resistente ao fogo, repele a água, aquecem o ambiente e duram 50 anos)
3.Nylon, Poliester, Acrílico ,Polipropileno ( mais baratos e inflamáveis, desbotam, resistentes a água)
O quarto está pronto, só tá faltando a melhor parte : a chegada do morador ou moradora!!