O que você precisa saber para decorar a sua sala de jantar

As plantas dos apartamentos modernos, de metragem reduzida, reservam um espaço muito pequeno para a sala de jantar.  Na maioria das vezes é difícil acomodar mais do que 4 cadeiras em volta da mesa. Vamos gastar um pouco de tempo para considerar com atenção os móveis que podemos escolher para a área de refeições, pois entreter amigos e familiares em casa é sinônimo de comida gostosa, que queremos servir sobre a mesa de jantar, certo?

A MESA

Existem duas opçōes funcionais para solucionar a falta de espaço; A primeira é optar por uma mesa redonda, a segunda é posicionar uma mesa retangular encostada à parede.

A mesa de madeira encostada à parede economiza um pouco do espaço que normalmente se desperdiça ao redor de cada cadeira Fonte: Apto decorado HINDI

 

Uma dica importante, na verdade mais do que uma dica, faça disso uma norma; Escolha a mesa de jantar depois que tiver escolhido todos os móveis da sala.

Por que?

Porque depois do sofá a mesa de jantar é o móvel mais importante da sala ,e seu material pode complementar, de forma criativa, aquilo que já foi escolhido para a sala. Por exemplo, seu piso é porcelanato, sua mesa lateral ao sofá é de metal, a bancada da cozinha de granito, todos esses materiais são “frios”, precisam ser equilibrados por outros materiais que passem uma sensação mais quente, aconchegante. Quem melhor do que a mesa de jantar para equilibrar essa decoração?

Num caso como citado acima, a escolha iria para uma bela mesa de madeira, porque a textura da madeira não encontra paralelo. Ela semp aquece e dá personalidade ao ambiente.

AS CADEIRAS

Quando o espaço é pequeno é comum pensarmos que cadeiras “ magras”, sem braço são a melhor escolha. Pode ser, mas considere misturar cadeiras com braço e sem braço.

Considere também misturar modelos de cadeiras, mantendo sempre algo em comum entre elas, a cor é sempre o mais fácil;. Você ja deve ter reparado nas revistas de decoraçao que a época dos conjuntos de mesa e cadeiras , ficou lá no passado. Até a década de 1990 ainda eram comum jogos iguais, mas neste século, as misturas estão em alta.

Procure ter 2 cadeiras estofadas, pois quando precisar de lugares extras para seus convidados, elas poderão fazer parte da arrumação da sala.

E abra sua cabeça para os vários acabamentos existentes no mercado. As cadeiras de acrílico, são uma excelente opção pois não criam volume visual na decoração.

 

As opções para se sentar nesta mesa são leves visualmente ( cadeiras acrílicas) e economizam espaço ( banco sob a janela) Fonte:bhg.com

O LUSTRE

Talvez a área da sala de jantar seja a única chance para você colocar um lustre pendente na sua casa. Não desperdice essa oportunidade. Além de marcarem presença, eles proporcionam uma iluminação suave, e aumentam o foco na mesa.

 

Lustres pendentes ajustam-se bem sobre a mesa de jantar  Fonte: casaejardim.com.br

 

É fácil encontrar modelos de lustres pendente em vários acabamentos e estilos. Sua escolha ajuda a marcar o tom da decoração. Clássica, Retrô, Moderna…

Fonte:elmueble.com.es

Boa altura para colocação de pendentes sobre a mesa de jantar : mínimo 70cm- máximo 100 cm.

AS CORES

Não sabe que cores escolher para os móveis da sala de jantar?

Na dúvida fique com preto e branco, você terá chance de colorir o espaço com a louça, toalhas, frutas, flores, quadros…

A ARTE

E por falar em quadros, aqui vai uma super dica:

Marque área da sala de jantar com apenas um quadro que seja grande. Eu tenho certeza que você optou por uma “ Parede Galeria “cheia de charme e personalidade na area da TV, e não queremos competir com ela!

 

Fonte: elledecor.com

 

Esse exemplo não é um exagero se  a pintura for sem desenhos, e em uma cor apenas como na imagem acima.

Mas lembre-se do que aprendeu no meu curso sobre Decoração com Personalidade, quando eu falo um quadro, você deve entender um ornamento.

Pode ser um grande espelho, uma tapeçaria, um conjunto de artesanato de palha, uma escultura, aquilo que você quiser, desde que, no caso da sala de jantar, o look  seja unificado.