Entenda o que fazer para deixar sua varanda mais bonita usando muitas plantas.

O mundo é verde!

Imaginemos a cena a seguir: Você está na sua sala assistindo TV, num fim de tarde agradável.Lá fora o sol está se pondo, e você vai para a varanda tomar um ar…. Nesse momento, você tem que sentir a diferença, tem que ser prazeroso.

Mudou a vista, o horizonte está longe, mudou a temperatura, o cheiro, as cores. Mudaram as formas que você está enxergando. Que delícia! Tudo isso envolto em verde. Na sua varanda, você precisa ter aquilo que não tem dentro de casa….plantas, muitas plantas. Um jardim vertical, que não ocupa espaço, arrumadas numa estante, numa treliça.

Vamos fazer um planejamento rápido para encher esse espaço de verde. Não vou abordar a questão da adequação das planta ao local. Deixo isso para os experts, os paisagistas.

Vamos pensar juntos sobre a quantidade de vasos e sua colocação para enfeitar, e não atrapalhar a circulação, num lugar com espaço restrito.

Observe na sua  pequena varanda, se você tem:

( as medidas são sugestões)

Uma parede livre para colocar um suporte para jardim vertical( 0,70cm X 1.20m)

e/ou

Uma área ( 0,80cm X0,80cm) livre de circulação para agrupar 3 vasos de diferentes tamanhos.

e/ou

Local protegido do vento para pendurar vasos no teto.

Não planeje enfeitar bancadas e mesas com vasos. Você terá que remove-los constantemente.

 

 

não-feche-uma-varanda-que-foi-projetada-para-ser-aberta

Aproveitar o espaço numa varanda pequena significa ocupar suas paredes. Fonte: Casa e Jardim

 

 

Numa varanda pequena podemos acrescentar elementos que remetem a jardim de uma maneira original. Se você não tem espaço para um canto com pedras. encha um belo recipiente de vidro com uma variedade de pedras.

A menos que você vá colocar plantas naturais sobre a parede, pode forra-la de papel com padrão de madeira ou tijolos.

Falando em plantas naturais e não naturais, veja esse arranjo abaixo.

 

 

plantas na parede

Composição de plantas artificiais para montar uma parede verde. Fonte: readyleaf.com.nz

 

 

Esse arranjo não foi feito por uma empresa brasileira. É possível reproduzi-lo comprando as plantas  separadamente. Em São Paulo capital existe uma grande  variedade à venda na Av. Vaultier, no bairro do Pari.

 

 

varanda com plantas na parede

Decks de madeira forram as paredes dessas varandas pequenas. Fonte: Pinterest

 

Dica Importante : Misture plantas naturais e artificiais na sua varanda.

Você quer me perguntar por que fazer isso. Não é?

Por causa da hora da rega. Nos espaços pequenos os móveis e objetos  ficam muito próximos. Na imagem acima, os almofadões da direita estão apoiados na parede. Na hora da rega, toda água excedente vai cair sobre o futon. Os vasos estando distantes, será necessário usar o regador com extensão.  Mais difícil ainda, para saber quando parar de aguar.

Sua varanda vai ficar o máximo se você escolher 2 posições para as plantas, dentre as que sugeri no início deste post. Planeje antes de comprar, para evitar o “Look” “acabei de chegar da feira com os vasos”. Evite vasos muito pequenos. como os das violetas. A menos que queira usar 6,8,10 juntos. Issa vale também para as suculentas. Agrupe tudo que é pequeno numa bandeja, caixa, mesa…

Se sua ideia é agrupar alguns vasos num canto, não se preocupe em misturar os modelos. Una-os pela cor. Em qualquer agrupamento vale a seguinte regra: 1/3 de cor viva  e 2/3 de cores consideradas “neutras” Aprenda tudo sobre como escolher as cores para sua casa no nosso curso “Decore Sua Casa como um Profissional”

 

Como incorporar plantas artificias às suas plantas naturais.

Nunca, em hipótese alguma, monte um jardim vertical somente com as artificias.

As plantas de plástico ( feio né?) servem para preencher vasos mais escondidos, ou vasos altos, com rega difícil. Servem também para encher plantas que estão em perdendo folhas por causa da estação. Quantas vezes já vi Designers, aproveitarem o vaso com a raiz e folha de uma orquídea, e espetarem uma flor artificial nele. Você sabe, não é, que flores artificias são feitas de tecido, e ficam muito parecidas com as verdadeiras.

 

 

 

treliças-que-de-um-lado-recebem-as-plantas-e-do-outro-ficam-presas-as-paredes

Placas de era para montar uma parede verde Fonte: foto pessoal

 

 

A treliça da imagem também está disponível no bairro do Pari em São Paulo. Os raminhos são colocados de um lado das placas e do outro, fixa-se a parede. Sugestão: Deixe plantas ( naturais) com folhas maiores cairem por cima dessa erinha.Use este exemplo, apenas para cobrir a parede, evitando assim que apareça seu acabamento.

 

Iluminação na Varanda

Não esqueça de um ponto muito importante…. a iluminação na varanda, assim como em outros locais, é imprescindível ! Geralmente, fazemos da varanda um ambiente de socialização na residência, portanto, o ideal é investir num local com pontos de luz precisos.

Aposte em fita de LED para os nichos, jardins suspensos e canteiros, já que ela dará uma luz indireta e sofisticada. Utilize também balizadores LED se quiser criar um efeito up light, técnica onde se ilumina plantas de baixo para cima ( normalmente com a colocação de luminárias embutidas no solo)

Sempre que possível, contrate um profissional para realizar um belo projeto de iluminação. Ou se preferir, pode adquirir as referências e produtos certos, facilitando na hora de pôr a mão na massa.

 

 As famosas suculentas, tão fácil de cuidar

Se você não quer ter trabalho com sua varanda, faça um jardim com vários tipos e alturas de cactos. Eles são famosos por durarem muito… cerca de 200 anos!  O único cuidado é para não afoga-lo em muita água. Ele precisa de pouquíssima rega, Aquilo que você pensa que é pouco, multiplica por 3.

Monte um jardim com 2/3 de suculentas e 1/3 de plantas naturais “pendentes” porque como os cactos são de visual duro, carecem de umas curvas sinuosas por perto.

 

 

Mistura de várias espécies de cactos. Fonte: apartmenttherapy

 

Iniciar Conversa
1
Tem Dúvidas Sobre os Cursos?
Oi! como posso te ajudar hoje?