Entenda o que fazer para deixar sua varanda mais bonita usando muitas plantas

O Mundo é Verde!

Imaginemos a cena a seguir: Você está na sua sala assistindo TV, num fim de tarde agradável, o sol se pondo, você vai para sua varanda  tomar um ar  e….. você tem que sentir a mudança, tem que ser prazeroso.

Mudou a vista, o horizonte  está  longe, mudou a temperatura,  mudou o cheiro, mudaram as cores ,mudaram as formas,   que delícia!  Tudo isso envolto em verde !  Na sua varanda precisa ter uma coisa que não tem dentro de casa : PLANTAS

E quando eu digo plantas e estou falando de muita.  Pode ser pelas paredes,o famoso jardim vertical que não ocupa espaço algum.

Vamos fazer um pequeno planejamento para encher esse espaço de verde.

Não vou abordar a questão da adequação das plantas ao local. Deixo esse assuntos para os experts em jardins, os paisagistas.

Vamos pensar juntos sobre a quantidade de vasos e sua colocação para  enfeitar e não atrapalhar as passagens, num lugar com escassez de espaço!

Observe se na sua varanda você tem:

( as medidas são sugestões)

Uma parede livre onde colocar um suporte para jardim vertical ( 0,70cm X1,20m)

e/ou

Uma área  ( 0,80cm X 0,80cm) livre de passagem para agrupar 3 vasos de diferentes tamanhos.

e/ou

Local protegido do vento para pendurar vasos no teto.

Não conte em colocar vasos nas superfícies da bancada e da mesa, porque terá que movê-los constantemente.

jardim vertical de plantas artificiais

Fonte:casadovale.com.br

 

arranjo

Jardim vertical de plantas artificiais. Fonte: readyleaf.co.nz

 

Este arranjo não foi feito por uma empresa brasileira, mas é possível reproduzi-lo, comprando as plantas separadamente. Em São Paulo você encontra muita variedade nas lojas da Av, Vautier, bairro do Pari.

arranjos-na-parede

Fonte: Pinterest

 

DICA: Misturar plantas naturais e artificiais

Das três sugestões de arranjos — na parede, no piso e no teto — sugiro que você use pelo menos duas . Sendo que uma delas deve ser a idéia principal das plantas na varanda.

O que isso significa?

Significa que você deve explorar bastante a melhor forma de exibir suas plantas, para evitar o look: acabei de chegar da feira com os vasos…. Mostre que houve planejamento!

Domine a(s) parede(s) com um jardim vertical, e NÃO encha o chão de vasos, use 1 ou 2 e NÃO pendure nada no teto.

Ou

Agrupe vasos de vários tamanhos e acabamentos num canto da varanda, crie uma parede, também com vasos fixos, em grade de ferro ou madeira.

Ou

Pendure muita planta nos cantos da varanda e use 1 ou 2 vasos no chão.

plantas-na-varanda

Fonte:daniellenoce.com.br

 

Quem compra plantas a olho, joga dinheiro fora. Acerte no planejamento da exposição, para depois poder se dedicar a rega.

Como incorporar plantas artificiais às suas plantas naturais.

Nunca, em hipótese alguma, monte um jardim vertical apenas com plantas artificiais !!!

Elas servem para preencher vasos mais escondidos, ou altos  com rega mais difícil. Para encher plantas que estão perdendo as folhas por causa da estação. Quantas vezes já vi designers aproveitarem o vaso com a raiz e as folhas de orquideas e espetarem um flor artificial.

treliças-que-de-um-lado-recebem-as-plantas-e-do-outro-ficam-presas-as-paredes

Treliças que de um lado recebem as plantas e do outro ficam presas as paredes. Também disponíveis no bairro do Pari em São Paulo.

Hortas suspensas são uma boa ideia. Monte-as de uma maneira fácil de substituir, porque as ervas são plantas delicadas, e muitas vezes não vingam.

E finalmente, se você não quer ter trabalho nenhum, faça um jardim de suculentas ( cactus ),que além de durarem muito, quase não precisam de água.

jardim-de-suculentas

Fonte: diyverticalgarden.com

 

A horta e as suculentas podem ser encontradas no Garden Center em São Paulo, e se você não mora em SP, sabe com certeza onde encontrar plantinhas na sua cidade. Manda pra gente a dica para que eu possa divulgar!