Conheça algumas dicas de decoração para varandas pequenas

É quase impossível aqui no Brasil, um apartamento do século XXI sem varanda.

Eu cito este século porque, para quem leu meu perfil, e me conhece melhor, sabe que meu pai é arquiteto e que tivemos  uma construtora que foi muito bem sucedida nas décadas de 70 ,80 e 90.

Nenhum dos milhares de apartamentos de 2 dormitórios que construímos tinha varanda. Sua área útil era de 100m2, bem que cabia e sobrava espaço para  uma varanda.

Se é assim, então por que não tinha?

Primeiro, São Paulo era mesmo a terra da garoa, segundo não havia o hábito de fazer churrasco nos apartamentos, receber amigos implicava num jantar mais formal servido na sala de jantar.

Quarenta anos nos separam daquela época, isso não é pouca coisa. Os costumes mudaram.

Em poucas palavras, podemos dizer que foi a crescente falta de segurança nas ruas que fez com que as pessoas procurassem mais lazer dentro da própria casa.

A varanda gourmet nāo está sozinha nos novos hábitos do consumidor.

As suítes sāo importantes, a cozinha aberta para sala, as academias  de ginástica nos condomínios. As áreas comuns que oferecem oportunidade  para convívio  sāo hoje o maior apelo de venda dos imóveis de todas as faixas de preço.

Algumas construtoras lançam edifícios luxuosos cuja área da varanda corresponde a 40% do total da área útil do apartamento.

Eu fiz questão de contar essa história para você ter mais de um ponto de vista, e se estiver indo para uma casa nova, peço que reflita sobre a importância dessa área para você.

Em defesa dos prédios antigos, sua metragem será sempre maior, para o número de dormitórios, seu pé direito ( altura das paredes) será no mínimo 20% mais alto, o que faz uma enorme diferença. Os armários serão mais profundos, haverá espaço para dispensa no quarto de empregada, etc… Isso é assunto para outro post.

E  finalmente se a decisão é favorável à varanda  vamos decorá-la!

Aqui vão as minhas dicas:

não-feche-uma-varanda-que-foi-projetada-para-ser-aberta

Fonte: Casa Claudia

 

DICA : Não feche uma coisa que foi projetada para ser aberta.

O custo é elevado,e é difícil manter a mesma posição para todo o Brasil.

Com essa imensidão de território, estou arriscando receber vaias vindas do Paraná, Rio Grande do Sul, até mesmo de São Paulo, onde a temperatura muda todos os dias.

Mas se voce mora na praia ou em cidades quentes como Cuiabá, Goiânia, pelo amor de Deus,varanda aberta!

Deixem que ela exerça seu papel fundamental de ‘’’quebrar’’’o efeito direto do sol ou chuva forte, na parte útil do imóvel.

Depois de atender o meu pedido de nāo fechar a sua varanda…., vamos considerar o melhor uso para este ambiente.

DICA: Se o espaço for pouco, escolha entre varanda relax ou varanda gourmet, nunca as duas funções juntas.

Você quer saber por que sou tão radical quanto a essa posição? Porque em decoração, quando queremos  “aproveitar “o espaço, perdemos o foco.

Ainda que não falemos, sempre existe um orçamento na nossa cabeça para cada cômodo. Por exemplo, você reservou R$ 4.000 para deixar a varanda bacana.

Se você pensar em usá-la para as duas funções vai precisar espaço e dinheiro para, fazer armários, comprar mesa, cadeiras, poltronas, mesinhas… Tudo com os mesmos R$ 4.000 iniciais. Portanto esse orçamento vai se dividir muito mais. E por consequência você terá que economizar nos produtos. O que é exatamente o que eu quero evitar.

Já se você decidir por um dos dois usos apenas, comprará menos móveis com a mesma verba, resultando em mais qualidade e conforto.

se-o-espaço-for-pouco,-escolha-entre-varanda-relax-ou-varanda-gourmet

Fonte:macdesign.com.br

 

Se for a churrasqueira sua paixão, invista na área em volta, fazendo um armário para guardar pratos, espetos, carvão…. Coloque prateleiras de apoio, e  procure muito, até encontrar num conjunto de mesa e cadeiras bem confortável, se possível cadeiras com braços e assentos estofados.

Fonte: www.vivadecora.com.br

Você vai passar horas agradáveis tomando umas com os amigos e não quer ficar com dores nas costas.

Não compre bancos sem encosto, eles são colocados nas varandas dos aptos decorados apenas para você ter a sensação que o espaço é maior do que ele realmente é.

Por isso insisto, invista nas cadeiras, esqueça madeira e ferro. São bonitas mas muito duras.

conjunto-com-estrutura-de-alumínio-e-trançado-de-fibra-sintética

Conjunto com estrutura de alumínio e trançado de fibra sintética. Resistente a chuva, assentos em couro sintético. Fonte : www.artetrancada.com.br

 

Por outro lado, se sua varanda for para relaxar, invista no mínimo em duas poltronas  baixas , um banquinho, uma  mesa lateral ou central.

poltronas-baixas-um-banquinho-uma-mesa-lateral-ou-central

Fonte: casacenario.com.br