Se voltarmos um pouco no tempo, uns 10,15  anos por exemplo, vamos lembrar que comprar arte era  complicado, caro e considerado de importância secundária.

Por isso a compra de quadros para completar uma decoração era a última compra a ser feita.

Entretanto e graças a Deus esse cenário mudou. Hoje podemos passar horas escolhendo e montando composições no computador. E comprar  tudo não leva mais que 10 minutos. Para isso recomendo buscar inspiração no meu Pinterest , visitar sites de artistas  e  entrar direto em e-commerce do ramo.

Com toda certeza você já deve ter se perguntado coisas desse tipo: Devo  optar por uma parede cheia de quadros ou um quadro único para compor minha decoração? Quais cores comprar? Que tipo comprar? Posso misturar gravuras com pinturas? e ai por diante…

Veja a seguir o que você deve levar em consideração antes de escolher sua arte.

Como saber qual tipo de arte mais te agrada?

Bom para começo de conversa vale esclarecer que arte não precisa necessariamente estar “prensada” entre vidros e emoldurada. O conceito de arte é bem amplo e pode estar relacionado ao formato de uma escultura, um canvas, uma tapeçaria e até mesmo o trabalho feito por uma criança.

A arte, como tudo que diz respeito a estilo, é um assunto subjetivo completamente relacionado ao coração. Se você olhou para uma peça e sentiu uma conexão…. isso é o que realmente importa. 

 

Atente-se a paleta cromática do ambiente.

As cores tem uma força emotiva muito grande e definitivamente dão o clima ao ambiente. Se você já vive no espaço onde quer colocar quadros, a primeira coisa a fazer é considerar a paleta cromática. A cor e  tonalidade das suas paredes são importantes, mais ainda se o foco do ambiente estiver nelas. Se você ainda tem dúvida de como combinar cores recomendo um curso perfeito para te ajudar.

Se suas paredes são brancas evite quadros com branco, bege, cinza, ou tons pastéis. O resultado pode ficar apagado demais. Porém não siga essa recomendação se você deseja ter paredes que passam desapercebidas. Nesse caso use quadros minimalistas em tonalidades bem próximas à da parede. 

Quadros com muito branco são excelentes para clarear cores escuras nas paredes pois trazem luz e amenizam o “peso” de um tom escuro.

Sala com parede escura e quadros de cores claras

Fonte: www.target.com

Por exemplo a composição de gravuras usadas na imagem acima ajudam a atenuar a cor marrom da parede. Saiba como decorar com tons neutros e off-white.

A mesma regra vale para paredes pintadas em tons vivos. Quadros claros ajudam a amenizar a vibração da cor.

Proporções e o local de exposição fazem toda a diferença.

Em segundo lugar, logo após a questão das cores você deve considerar o espaço disponível e as  proporções que deseja.

Você pode adquirir um quadro grande ou criar uma parede galeria com vários quadros menores. O mais importante é fazer a conexão entre a arte e os móveis e objetos decorativos do seu ambiente.

Por isso você deve decidir o quem vem primeiro. A arte ou o mobiliário? Em outras palavras, o primeiro a ser escolhido ( e comprado) dará as pistas para o restante. Note na imagem abaixo, como a  presença da cor vermelho cereja no borrão do quadro, inspirou a palheta de cores do restante da sala.

 

 

Sala com parede clara, um quadro único grande atrás de um sofá roxo com almofadas coloridas

Exemplo de parede com quadro único (Fonte: www.vivadecora.com.br)

 

Parede Galeria: o que é?

Com a intenção de personalizar a casa popularizaram-se as composições de 7, 10, ou 15 quadros, conhecidas como Parede Galeria.

Com toda certeza a proposta ganhou adeptos devido a sua flexibilidade. 

Porque você pode compô-la misturando  seus quadros antigos com quadros recém adquiridos além de poder misturar relicários, pratos, desenhos de criança, foto de casamento, etc…

Não existe regra no que pode ser exposto por isso é necessário habilidade para criar. Atenção aos materiais, formas e cores. 

 

 O que são Díptcos e Trípdicos

Uma forma interessante de preencher a parede é a escolha de uma conjunto de arte previamente unida pelo artista.

Um par ou trio de gravuras, desenhos ou pinturas chama-se Díptcos e Trípdicos. O conjunto de imagens tem obrigatoriamente o mesmo tipo de moldura.

 

Sala com paredes brancas e vários quadros de tamanhos e artes diferentes

Fonte: www.designmilk.com

 

Sala com 3 quadros na parede com artes florais, e um sofá à frente com almofadas

Tríptico floral com moldura filete em madeira natural. Fonte: Insgrum.com

Outra dica: uma parede com várias fotos em preto e branco é muito elegante, mas um pouco monótona, principalmente se tiver apenas molduras pretas iguais. Já pensou em tentar algo colorido?

Paredes com quadros em molduras coloridas

Fonte: framewalls.com

A solução é tão simples, fazer em preto custaria a mesma coisa e não teria o mínimo de graça.

Em que altura devo pendurar os quadros?

Ah essa é uma pergunta bastante comum porque difícil mencionar uma medida que sirva para todos os casos.  Porém uma boa regra é guiar-se pela altura dos seus olhos.

Como regra geral o centro de um quadro deve ficar na altura da nossa visão quando estamos de pé.

 

 

Espero que você tenha gostado!

Dúvidas? Você já sabe. É só me procurar por email ou whatsapp.

Silvana@decoracaosemduvida.com.br e  (11) 9 32778899

Abraços,

Silvana Hindi

 

 

Iniciar Conversa
1
Tem Dúvidas Sobre os Cursos?
Oi! como posso te ajudar hoje?