Siga o passo a passo e você vai tecer uma linda cabeceira para sua cama.

 

Se você se apaixonou pelo visual aconchegante e artesanal dos trabalhos de mechas de lã macia, então temos o projeto perfeito para você.

O trabalho executado  nessa cabeceira, trocou  um tear por um pedaço de tela de bordar. Isso significa que qualquer aspirante a artista pode fazer essa belíssima peça – mesmo sem experiência anterior em tecelagem.

Para criar seu design livremente, use fios bem volumosos como lã de merino .Para seu conhecimento essa lã chama-se  lã de merino, pois Merino é uma raça ovina originária do sul de Portugal. Ela é tida como a mais nobre para uso em vestimentas e artigos de decoração.  Existem muitos tingimentos ( cores quentes, cores neutras …), e sugiro que você dedique um tempinho para decidir a palheta  de cores que pretende usar. Aprenda tudo sobre cores para sua casa aqui https://decoracaosemduvida.com.br/cursocores Com um pouco de sorte, você cria uma cabeceira exclusiva, em apenas algumas horas.

Tempo: 2 horas

Dificuldade: Iniciante

Fonte:etsy.com

 

 

Material:

Você precisará de:

Tela de bordado/tapete no tamanho desejado da cabeceira

Gancho de Trava ( parece uma agulha de crochê e serve para ajudar a puxar a lã pelos buracos da tela)

Tesoura

Agulha de tapeçaria e barbante (opcional)

4 rolos de fio de lã de merino super robusto (usamos 1  rolo  amarelo,  1 pêssego, 1 marfim e 1 branco)

Pistola de cola quente

Duas tiras de tecido de 5 cm de largura e do comprimento da sua tela.

Duas réguas de madeira  com 10 cm de largura  X   2cm de espessura, cortadas na altura desejada da cabeceira ( aproximadamente  1,40 m)

Martelo

2 pares de conectores para cabeceira – união de encaixe  ( para fixar a cabeceira na parede)

2 peças de adaptadores de  cabeceira X box colçhão ( para fixar a cabeceira no colchão)

 

Passo 1: Corte a tela no tamanho da sua cama. 

 

Meça a largura da sua cama para determinar o tamanho da cabeceira e corte a tela do tapete. Para o nosso projeto – que foi projetado para uma cama queen- size – Você deve calcular sempre 10% de sobra. Se sua cama tem 1.40m de largura some 5 cm para pregar as laterais = 1,45 cm

A partir dai, some os 10% de sobra, que depois poderão ser disfarçados.

1,45 m + 14.5 cm = 1,59.5 m de largura

Repita o mesmo procedimento com a altura.

 

Passo 2: Selecione sua lã e prepare a tela.

 

Faça as fendas menores que a largura da lã. Isso garantirá que esta fique bem presa.

 

 

Escolha um novelo de lã para começar, e use os dedos para separar delicadamente as fibras, até que a lã atinja seu volume máximo. Depois meça a largura; essa medida determinará o comprimento dos cortes que você fará na sua tela.

Use uma tesoura para cortar fendas verticais paralelas em intervalos regulares na tela. Cada fenda deve ser um pouco mais estreita que a largura total da lã que você escolheu para tecer.

 

Passo 3: Comece a tecer!

 

 

Desenrole um pedaço de fio na tela, deixando 15 cm de excesso solto nas pontas. Começando com a fenda mais próxima, use os dedos para pressionar o fio através da fenda, de modo que cerca 2 cm  de lã passe pelo lado de trás. Arrume com os dedos para fixar no lugar. Vá para a próxima fenda, arrumando o fio na tela e enfiando-o nas fendas até chegar ao lado oposto.

 

A imagem mostra a lã sendo enfiada em cada fenda feita inicialmente.

Dica: Vire a tela de vez em quando, para garantir que a lã esteja se fixando  de maneira segura e uniforme.

Passo 4: Continue a  adicionar carreiras.

 

Continue adicionando lã e tecendo novas carreiras para formar o  design que você criou. Faça uma cabeceira monocromática, alterne com cores análogas ou surpreenda combinando cores complementares. Aprenda aqui tudo sobre as cores na casa. https://decoracaosemduvida.com.br/cursocores Optamos por fazer carreiras não retas nas cores  branco, marfim, pêssego e amarelo.

 

 

O design é livre, este segue ondulações.

 

Passo 5: Cole as extremidades.

 

Depois de preencher a tela inteira, dobre as pontas da lã até as costas da tela e use uma pistola de cola quente para prendê-las. Para uma segurança extra (e bordas mais limpas), cole uma tira de tecido de 5 cm de largura em cima de cada linha de pontas de lã.

 

Essa imagem mostra a tela ao avesso. Repare como a lã que foi inserida em cada fenda, fica sobressalente quando vista por trás.

 

Passo 6: Monte a tela nas madeiras e instale contra a parede.

 

 

Pregue a tela acabada nas tábuas na altura desejada. Posicione a cabeceira finalizada na parte superior da sua cama e use dois ou quarto pares de conectores de cabeceira para prender a peça na  parede.

Agora que você fez seu primeiro projeto, que tal criar panôs para a parede usando os mesmos materiais?

 

Você gostou? Escreva para a gente contando como ficou a sua cabeceira, mande fotos e comente. Compartilhe em suas redes sociais e com quem você gosta e que como você, também curte decoração.

Iniciar Conversa
1
Tem Dúvidas Sobre os Cursos?
Oi! como posso te ajudar hoje?