O que é Revestimento 3D?

Antes de mais nada, deixa eu te explicar o que é revestimento 3D. Quando  você cola um adesivo  ou um papel de parede comum na sua parede, eles ficam lisinhos, sem nenhuma protuberância, certo?

Isso porque, o adesivo, e a maioria dos papeis de parede, porcelanatos e cerâmicas tem apenas duas dimensões (2D), largura e comprimento. O revestimento 3D , seja ele de que material for, tem as três dimensões: LARGURA ,COMPRIMENTO e PROFUNDIDADE.

Seu desenho projeta-se para fora da superfície, e isso o torna um revestimento rico em textura visual. Ele é vendido em conjunto de placas. Normalmente  a caixa tem o número de placas correspondente  a 1m2 ( um metro quadrado).

Para quem já se cansou da pintura lisa das paredes e precisa”enriquecer”o ambiente, o revestimento tridimensional é uma solução rápida e perfeita. Sua presença trás dinamismo para a decoração. Pode ter certeza que seu ambiente vai sofrer uma transformação imediata.

 

 

Revestimento3D em porcelanato no frontão da pia. Fonte:Pinterest

 

 

As peças criam visuais com volume e movimento e, alguns modelos,  preservam as paredes contra infiltrações e sujeira. Podem ser usados em qualquer ambiente da casa. Como revestimento da parede inteira,

ou de uma murada divisória como a bancada da cozinha, ou mesmo no frontão da pia.

Em cômodos onde não há espaço para muitos móveis, como na sala de jantar dos  apartamentos modernos, esse tipo de revestimento, completa o visual, sem impedir o trânsito das pessoas.

 

 

Revestimento de PVC

Sala de jantar com revestimento 3d de PVC nas paredes. Fonte:Viva Decora

Quais tipos de Revestimento 3D existem?

Existem peças em vários materiais. Cada uma adequa-se melhor a um determinado ambiente.

Revestimento 3D em PVC:

Eu nem vou falar o nome verdadeiro do PVC, porque você como eu, não vai guardar. O que interessa é que trata-se de um tipo de plástico. O PVC rígido ( aquele dos canos) é bem resistente às chamas, porém as placas 3D são sim inflamáveis, apesar de alguns comerciantes dizerem que não. Portanto não aplique esse tipo de material na cozinha. Tirando esse aspecto, as placas tem muitas vantagens.

  1. Podem ser usados em áreas molhadas
  2. Não propagam mofo
  3. São imunes aos cupins
  4. Podem ser pintadas
  5. De fácil instalação (adesivo)

 

Revestimento 3D em GESSO:

As peças em gesso podem ser aplicadas diretamente sobre a alvenaria, e são adequadas para áreas externas e internas.

Tem ótimo custo benefício e pode receber pintura.

 

O hall de entrada  do apartamento ganha vida com um revestimento 3D Fonte:talissadecor

Revestimento 3D em CIMENTO:

O revestimento 3D em cimento também pode ser aplicado diretamente na alvenaria. Ele tem uma grande vantagem sobre os demais; pode ser produzido sob encomenda, com o formato que se desejar, pois tem uma produção fácil e de baixo custo.

É possível pinta-lo, porém muitas pessoas preferem usar na cor natural do concreto, sobretudo porque é muito usado para  revestir muros e fachadas.

Em áreas molhadas internas ou externas recomenda-se  o material receba  uma camada de resina, para que fique mais resistente à umidade.

 

 

 

Revestimento 3D em cimento dá personalidade a essa fachada. Fonte:decorsalteado

 

 

Revestimento 3D em ALUMÍNIO:

Alumínio é um material que remete a modernidade. Portanto se essa é a sua escolha,sua decoração será transformada em poucas horas, pois as placas 3D em alumínio são adesivadas, portanto sua instalação é simples e rápida e limpa.Lembre-se que alumínio é um material reflexivo, portanto se colocar em sala de TV, opte pelo acabamento escovado.

 

Sala de jantar com paredes revestias em placas 3d em PVC na cor pink. Fonte:Sygmagroup

 

Revestimento 3D em PORCELANATO:

Meia parede com porcelanato 3D Fonte: Portobello

 

 

Com certeza você já conhece tudo sobre o porcelanato normal, aquele do piso.Sabe que ele é usado em áreas externas e internas, que é durável, resistente e de fácil manutenção.  Três importantes  fabricantes de cerâmicas do país, Eliane Revestimentos, Cerâmica Portinari, e Portobello possuem linhas de revestimentos 3D com uma grande variedade de padrões e cores.

Na cozinha:

Considere revestir o frontão da pia, e a bancada da cozinha, com o revestimento 3D em porcelanato. Escolha um padrão não muito profundo, pois a limpeza inclui  percorrer as arestas e curvas. Pode parecer mais complicado, mas não se assuste. O revestimento 3D de porcelanato pode receber água e sabão abundantemente, sem que isso comprometa sua estrutura.

 

Espero ter tirado as suas dúvidas. Agora que você conhece bem esse tipo de revestimento e suas características, pensa em mudar a sua casa?  Conheça os Cursos de Decoração que ministramos e decore você mesmo a sua casa, como um profissional.

 

Leia também Os Revestimentos que Fazem mais Sucesso em 2020.

 

 

 

Iniciar Conversa
1
Tem Dúvidas Sobre os Cursos?
Oi! como posso te ajudar hoje?