Em dúvida sobre decoração de sala pequena? Aproveite essas sete dicas e sugestões e use as cores ao seu favor para que seu ambiente tenha personalidade!

Os espaços das casas estão cada vez mais reduzidos, principalmente em apartamentos novos. Surge assim o desafio de pensar em ambientes que sejam charmosos, mas também funcionais e completos.

A sala de estar é um dos cômodos que merece uma atenção especial, já que é ali o cartão de visitas da sua casa, onde você vai receber seus amigos e familiares. Ela deve refletir a personalidade dos que vivem naquela casa.

As cores são aliadas na decoração de ambientes pequenos. Alguns designers acreditam que só se deve usar cores claras em espaços pequenos, mas isso não é um consenso. O fato é que cores claras aumentam a sensação de espaço, mas o importante hoje é dar personalidade ao espaço, por isso ficou comum ver o uso de azul carbono, fúcsia, caramelo, verde exército, entre outras cores saturadas em salas pequenas. Use as cores ao seu favor!

Pensando nessa dificuldade de criar uma paleta de cores ideal, nós da Decoração Sem Dúvida criamos um curso online de cores. Mas vamos conferir por aqui, também, sete dicas que separamos para que você deixe sua sala de estar estilosa e cheia de charme, com as tendências de cores para 2019*.

1. Móveis Camuflados no Ambiente

exemplo de sala com móveis na mesma cor das paredes

Uma ideia que tem se destacado no design de interiores é a de usar móveis na mesma cor das paredes, quase como se desaparecessem no espaço.

Além de ficar super bonito, é uma solução ótima para ambientes pequenos, pois camuflar os móveis no ambiente dá a impressão de um espaço maior.

Por exemplo, usar uma cor saturada como esse azul da foto em uma parede e repeti-la em um móvel próximo, como um aparador, rack ou estante.

 

2. Móveis Grandes em Espaços Pequenos? Pode sim!

exemplo de sala de estar pequena com móveis grandes

Diferentemente do que muitos acreditam, salas de estar pequenas podem sim ter sofás grandes.

Um sofá grande pode deixar de ser um volume visualmente incômodo, quando existe grande proximidade entre a cor dele e a das paredes.

Assim o ambiente parece mais uniforme e menos cheio, evitando aquela sensação de que existe muita informação diferente num espaço limitado.

 

3. Cores Vibrantes em Decoração Neutra

exemplo de sala com paredes neutras e elementos de cores vibrantes para complementar

Na foto, as paredes parecem cinza, mas são da cor amarelo dessaturado, por isso o amarelo foi escolhido para complementar a decoração, com as cores da cadeira e da almofada.

Pode apostar em uma cor vibrante, como o amarelo, em detalhes de uma decoração neutra. O amarelo dourado começou a fazer sucesso na transição de 2017 para 2018 e ainda é tendência! Ele traz um toque vintage e cheio de personalidade.

 

4. Saia da mesmice dos cinzas e beginhos

exemplo de sala com cores claras

Cores claras podem ampliar o ambiente e torná-los mais limpos. Mas não necessariamente precisamos ficar na mesmice dos cinzas e beginhos. Existem outras opções para você apostar em cores claras para sua sala pequena.

Usar a cor clara como base é sempre uma ideia segura. O passo seguinte é balancear o ambiente com elementos em tons mais escuros e pontos de cor.

Diferentes texturas também são bem vindas! As texturas complementam a decoração com muito charme e deixam tudo mais aconchegante.

 

5. Bege sem mesmice

exemplo de sala com tons neutros e elementos em azul

Assim como dito no item anterior, existem outras opções para quem procura manter os tons claros além de cinza e bege.

Nesta decoração, a atmosfera clássica marcada pelos tons neutros domina a decoração. O azul contribui para manter o tom claro, mas acrescenta personalidade a sala de estar. Note que, para fazer a diferença, a cor entrou em 14 objetos decorativos. Do cesto de palha a cúpula da luminária, existem toques de azul.

 

6. Creme Brulée: A Cor de 2019

exemplo de sala com paredes creme brulée

Você sabe qual é a cor do ano? Para a DULUX (proprietária das Tintas Coral), 2019 é o ano da chamada Spiced Honey, que no Brasil tem a Creme Brulée da Coral como sua cor correspondente. Sua aparência é suave e refinada, deixando seu ambiente mais relax.

Essa cor trouxe um movimento entre os designers de interiores e coloristas, pois começa-se a ver o fim da era dos cinzas e a volta dos beges (eles dominaram as cores  neutras nos anos 1990).

 

7. Elementos-Chave que Carregam um Colorido

exemplo de sala com cores neutras e elementos coloridos

A cor da parede abaixo das escadas tem pigmento o suficiente para não passar despercebida e tem um brilho médio, não lembrando uma cor pastel qualquer.

Essa sala traz uma composição entre o trio sofá, tapete e quadros corretíssima. Um dos princípios básicos para “animar” uma cena neutra é usar elementos-chaves que carregam o mesmo colorido nos 3 níveis (piso – nível baixo, sofá – nível intermediário, parede- nível superior).

Com as recomendações, você terá ótimos resultados para decoração de um ambiente pequeno. Mas, se você quiser ir ainda mais a fundo no estudo das cores, temos um curso online que vai te ajudar a criar paletas de cores ideais para os ambientes da sua casa ou do seu escritório, como um profissional. Clique aqui e dê uma olhadinha, com certeza você vai curtir!

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e acesse nossa página do Facebook para ficar por dentro das novidades e sempre receber mais dicas como essas!

* As cores das tintas e as referências correspondentes apresentadas nas 7 imagens são encontradas no Leque de Cores da marca Tintas Coral. Todas devem ser preparadas, na hora da compra, no misturador de tintas.