Nossa casa é nosso maior refúgio, o lugar onde podemos descansar e relaxar. Porém a gente sabe que, conforme o tempo vai passando, vamos enjoando dos ambientes sempre iguais e, ao poucos, perdemos o prazer que tínhamos em ficar naquele cômodo. Redecorar o ambiente não está em nosso orçamento, não é mesmo?

Mas e se te contássemos que temos algumas dicas para dar uma repaginada na sua sala de estar e, ainda, gastar pouco? 

Uma decoração focada nas paredes é uma ótima opção para quem quer deixar sua casa com a cara nova, sem comprometer o orçamento.  Confira, nesse post, sete dicas para você remodelar as paredes da sua sala de forma criativa e econômica.

Invista no Color Block

parede em color block

Fonte da imagem: site apartmenttherapy.com

O Color Block é uma tendência que surgiu no mundo da moda e entrou para o universo da decoração. Ele consiste em decorar o ambiente com blocos de cores (como a própria tradução do nome sugere).

Ele substitui a pintura do cômodo todo e aumenta o interesse nas paredes com o acréscimo de formas geométricas ou orgânicas, além de uma variedade de cores.

Color Block é bastante fácil de fazer por conta própria, já que não exige muita habilidade e é uma estratégia super acessível.

 

Decorando de maneira surpreendente, com materiais que já existem na sua casa

paredes decoradas com pranchetas e canaletas

Fonte da Imagem: site goodhousekeeping.com

A exposição de materiais baratos, como cartões, páginas de livros ou artigos que você já tem em sua própria casa podem diferenciar o visual da sua sala.

Se você é um aspirante a fotógrafo, por que não montar um painel com os seus melhores cliques?

Aposte em maneiras diferentes e econômicas para valorizar a sua coleção pessoal, como esse arranjo de pranchetas ou canaletas.

 

Caixas de Madeira são muito tendência!

decorando com caixotes

Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal

Estantes feitas com caixotes de madeira dão um toque super legal para a sua sala de estar. E o melhor: elas são extremamente baratas e fáceis de adquirir. Você pode encontrá-las naquelas feiras de rua ou comprá-las a preços bem baratinhos.

Quando for começar a personalizá-las, deixe que a estrutura fique a mostra, pois dá um efeito bem interessante. Se quiser dar um toque especial, lixe e pinte as peças para uma composição diferente e arrojada. Acrescente plantas em vasos pequenos para dar uma leveza na composição.

 

Já pensou em compor sua decoração com painéis?

paredes decoradas com paineis

Fonte da Imagem: site brancopapeldeparede.com.br

Uma boa opção ao papel de parede são os painéis criados para ocupar uma área menor da parede pois tem o custo total mais acessível. Para arrasar na hora de decorar, aposte em painéis feitos por artistas. Eles acrescentam textura e cor para o ambiente.

Além de valorizar sua casa com uma obra de arte, você ainda apoia os artistas locais. Pense nisso! O painel em tons de azul, à esquerda, foi criado pelas artistas paulistas Carlota e Adriana para a Branco Papel de Parede.

 

Use e abuse das cores complementares

decoração com cores complementares

Fonte da Imagem: site habitat.uk

Outra ideia bem bacana é usar uma dupla de cores complementares para sair da mesmice. Isso significa combinar tons que estão em lados opostos, uns aos outros, no círculo cromático, como por exemplo, o azul e o laranja.

O efeito dessa junção revoluciona qualquer ambiente e proporciona vivacidade e energia.

Não sabe como funciona e como encontrar as cores complementares? Se você quiser aprender mais em como ousar para valer como profissional, clique aqui e dê uma olhada no nosso curso sobre cores, vai te ajudar muito!

 

Decorando com molduras de Poliuretano

decoração com poliuretano

Fonte da Imagem: site tuacasa.com.br

Que tal repaginar suas paredes colocando molduras de poliuretano? Esse é um recurso para quem adora arrasar nos detalhes, pois produzem um efeito super elegante. Além disso, podem receber pintura em qualquer momento de sua vida útil.

A grande vantagem que as molduras em poliuretano possuem sobre as tradicionais molduras de gesso é a praticidade de instalação. Elas podem ser aplicadas em qualquer ambiente já decorado e habitado, uma vez que não tem o transtorno do pó e da poeira causada pelo gesso.

 

Aposte na decoração em parceria com a Natureza

decoração com plantas

Fonte da Imagem: site realsimple.com

O verde natural pode ser o charme que você precisava para decorar sua sala sem gastar muito dinheiro. As plantas transformam o ambiente em um espaço mais aconchegante, delicado e bonito. Escolhendo a espécie certa, é possível cultivar exemplares em vasos pela casa toda, seja na sala de estar, na cozinha ou até no banheiro.

Que tal criar suportes alternativos para usar e abusar de pequenos vasos de plantas na sua parede? Utilize espécies diferentes para compor a decoração com requinte e sofisticação, seja em vasos ou jardins verticais. 

Se sua sala for pequena, tome cuidado para não sobrecarregar o ambiente com plantas que ocupem muito espaço. Uma opção interessante é utilizar os cantos dos ambientes com um vaso pendurado no teto com samambaias ou jibóias.

Temos certeza que, depois dessas dicas, você vai sentir vontade de decorar sua sala agora mesmo! Você costuma redecorar os ambientes da sua casa? Tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Escreve aqui nos comentários!

E não se esqueça de curtir a nossa página do Facebook para ficar por dentro de nossas novidades e mais dicas como essas!