Dicas sobre parede, teto e piso para apartamentos pequenos
Não existe uma definição única para nos referirmos a um design de interiores maravilhoso. Isso porque o design não é feito de um conjunto de habilidades, ele é, na verdade, uma arte.
Para alguns, determinada combinação de tinta, textura e tecido pode criar um belo design, e para outros, linhas retas e cores claras são suficientes para criar uma decoração de impacto.
Um bom resultado em design de interiores, do ponto de vista do usuário, é aquele que é confortável, funcional, prático, e reflete o estado de espírito, o estilo de vida, a personalidade e o gosto do morador.
Mudanças econômicas e de hábitos puseram fim às casas grandes. O indivíduo, entretanto, não acompanhou essas mudanças se desapegando dos seus pertences.

Projeto de móvel multiuso
O design de interiores é desafiado quando precisa acomodar num pequeno apartamento toda essa bagagem. O planejamento do uso eficiente de cada cm2, combinado com um resultado esteticamente agradável, é trabalho para bons designers de interiores e de móveis.
Também cabe a eles sugerir cores e formas, capazes de criar uma ilusão de ótica, dando a sensação de mais espaço.

Fonte:noithatgiadinhviet.vn
NA PRÁTICA O QUE FAZEM OS DESIGNERS PARA DRIBLAR A SITUAÇĀO?
‘’Na medida do possível procuramos mostrar para os clientes que quanto menos paredes no imóvel melhor. Podemos dividir os espaços com móveis, painéis, cortinas, etc . O resultado fica mais leve e fluído “.
“Procuramos também aumentar o espaço com o uso eficiente das cores’’:
Para isso você precisa saber que toda palheta de cores deve incluir as seguintes informações:
A cor do piso,
O tamanho das janelas ,
A quantidade de luz natural.
COMO ESCOLHER A COR DAS PAREDES?
Como regra básica temos: Paredes e piso da mesma cor dão sensação de mais espaço.
Isso ocorre porque quando olhamos para os limites ( nesse caso o encontro entre a parede e o piso), nossa percepção não vê o começo de um e o fim do outro.
É muito divulgado que os espaços pequenos precisam ser pintados de tonalidades claras.
Aceitando isso, e com muito medo de cor, as pessoas correm para comprar tintas ‘’offwhite’’, também conhecida como branco sujo. Na maioria das vezes é uma péssima escolha.
Na minha opinião, você pode escolher tonalidades médias sem problema algum. O mais importante é nāo causar contraste entre a parede e o piso, e observar a cor dos móveis grandes. Quanto menos contraste, menos “peso” visual.

Apartamento pequeno do tipo studio. Por que deu certo paredes escuras? Porque os maiores móveis são cinza azulados e ‘’fundem-se as paredes, nāo criam um contraste indesejável. Fonte: hgtv.com
E O TETO ?
Outro elemento importante para dar a sensação de amplitude é a altura do teto. Você sabe qual é a altura do teto da sua casa?
Quarenta anos atrás os apartamentos tinham altura de 2,90m no mínimo. Hoje o pé direito ( altura das paredes) mal chega a 2,45m. Muitas vezes a instalaçāo de luminárias embutidas requer rebaixamento com teto de gesso e a situação fica ainda pior.
O ser humano não encolheu…. logo, roubaram espaço dele.
O teto então, precisa ser claro. Todo ele ou partes estratégicas. Com auxílio de iluminação, voltada para cima, vamos ter a sensaçào dele estar mais distante.
O PISO PODE SER ESCURO?
Se você tiver a opção de escolher o revestimento do piso do seu apto, procure não mudar o material de um espaço para o outro. Caso isso não seja possível, mude o material mas mantenha a cor.

Foto André Godoy
O piso deste apartamento em porcelanato ocupa a área da sala, varanda e cozinha e não cria delimitações de espaço. Como tudo parece “uma coisa só” a ilusão é de que o espaço é maior do que na realidade é.
Se a cada cômodo a escolha do piso for diferente, você estará quebrando a fluidez, e chamando a atenção para as medidas específicas daquele cômodo apenas. Quando quiser delimitar áreas opte pelo uso de tapetes sobre o revestimento escolhido.
Existem muitas opções de revestimento para piso no mercado.
O porcelanato é uma boa opção de piso frio, podendo revestir tanto áreas molhadas como banheiros e cozinha como áreas secas.
Os carpetes e os laminados de madeiras são tradicionais e para criar a ilusão de um ambiente maior, opte por placas grandes com os padrões menos desenhados.

Padrões Idea e Loft da Durafloor. Fonte: durafloor.com.br
A melhor orientação para assentar o piso a fim de aumentar visualmente o espaço é encontrar a parede mais comprida do cômodo e colocar as placas de madeira paralelas à ela.
Até o próximo post sobre apartamentos pequenos!