Dicas sobre parede, teto e piso para apartamentos pequenos

Não existe uma definição única para nos referirmos a um design de interiores maravilhoso. Isso porque o design não é feito de um conjunto de habilidades, ele  é, na verdade, uma arte.

Para alguns, determinada combinação de tinta, textura e  tecido pode criar um belo design, e para outros, linhas retas e cores claras são suficientes para criar uma decoração de impacto.

Um bom resultado em design de interiores, do ponto de vista do usuário, é aquele que é confortável, funcional, prático, e reflete o estado de espírito, o estilo de vida, a personalidade e o gosto do morador.

Mudanças econômicas e de hábitos puseram fim às casas grandes. O indivíduo, entretanto, não acompanhou essas mudanças se desapegando dos seus pertences.

projeto-de-móvel-multiuso

Projeto de móvel multiuso

 

o-design-de-interiores-é-desafiador

O design de interiores é desafiado quando precisa acomodar num pequeno apartamento toda essa bagagem.  O planejamento do uso eficiente de cada cm2, combinado com um resultado esteticamente agradável, é trabalho para bons designers de interiores e de móveis.

Também cabe a eles sugerir cores e formas, capazes de criar uma ilusão de ótica, dando a sensação de mais espaço.

o-planejamento-é-trabalho-para-bons-designers-de-interiores-e-de-móveis

Fonte:noithatgiadinhviet.vn

 

NA PRÁTICA O QUE FAZEM OS DESIGNERS PARA DRIBLAR A SITUAÇĀO?

’Na medida do possível procuramos mostrar para os clientes que quanto  menos paredes no imóvel melhor. Podemos dividir os espaços com móveis, painéis, cortinas, etc . O resultado fica mais leve e fluído “.

“Procuramos também aumentar o espaço com o uso eficiente das cores’’:

Para isso você precisa saber que toda palheta de cores deve incluir as seguintes informações:

    A cor do piso,

    O tamanho das janelas ,

A quantidade de luz natural.

  COMO ESCOLHER A COR DAS PAREDES?    

Como regra básica temos: Paredes e piso da mesma cor dão sensação de mais espaço.

Isso ocorre porque quando olhamos para os limites  ( nesse caso o encontro entre  a parede e o piso), nossa percepção não vê o começo de um e o fim do outro.

É muito divulgado que os espaços pequenos precisam ser pintados de tonalidades claras.

Aceitando isso, e com muito medo de cor, as pessoas correm para comprar tintas ‘’offwhite’’, também conhecida como branco sujo. Na maioria das vezes  é uma péssima escolha.

Na minha opinião, você pode escolher tonalidades médias sem problema algum. O mais importante é nāo causar contraste entre a parede e o piso, e observar a cor dos móveis grandes.  Quanto menos contraste, menos “peso” visual.

apartamento-com-paredes-escuras

Apartamento pequeno do tipo studio. Por que deu certo paredes escuras? Porque os maiores móveis são cinza azulados e ‘’fundem-se as paredes, nāo criam um contraste indesejável.  Fonte: hgtv.com

E O TETO ?

Outro elemento importante para dar a sensação de amplitude é a altura do teto.  Você sabe qual é a altura do teto da sua casa?

Quarenta anos atrás os apartamentos tinham altura de 2,90m no mínimo. Hoje o pé direito ( altura das paredes) mal chega a 2,45m. Muitas vezes a instalaçāo de luminárias embutidas requer rebaixamento com teto de gesso e a situação fica ainda pior.

O ser humano não encolheu…. logo, roubaram espaço dele.

O teto então, precisa ser claro.  Todo ele ou partes estratégicas. Com auxílio de iluminação, voltada para cima, vamos ter a sensaçào dele estar mais distante.

O  PISO PODE SER ESCURO?

Se você tiver a opção de escolher o revestimento do piso do seu apto, procure não mudar o  material de um espaço para o outro. Caso isso não seja possível, mude o material mas mantenha a cor.

apartamento-com-piso-em-porcelanato

Foto André Godoy

O piso deste apartamento  em porcelanato ocupa a área da sala, varanda e cozinha e não cria delimitações de espaço. Como tudo parece “uma coisa só” a  ilusão é de que o espaço é maior do que na realidade é.

Se a cada cômodo a escolha  do piso for diferente, você estará quebrando a fluidez, e chamando a atenção para as medidas específicas daquele cômodo apenas. Quando quiser delimitar  áreas opte pelo uso de tapetes sobre o revestimento escolhido.

Existem muitas opções de revestimento para piso no mercado.

O porcelanato é uma boa opção de piso frio, podendo revestir tanto áreas molhadas como banheiros e cozinha como áreas secas.

Os  carpetes e os laminados de madeiras são tradicionais e para criar a ilusão de um ambiente maior, opte por placas grandes  com os padrões menos desenhados.

carpetes-e-laminados-de-madeiras-são-tradicionais

Padrões Idea e Loft da Durafloor. Fonte: durafloor.com.br

 

A melhor  orientação para assentar o piso  a fim de   aumentar visualmente o espaço  é encontrar a parede mais comprida do cômodo e colocar as placas de madeira paralelas à ela.


Até o próximo post sobre apartamentos pequenos!