Confira as principais sugestões sobre o tema para apartamentos pequenos
A entrada de luz natural é fundamental em qualquer espaço, mais ainda num espaço pequeno.
O Brasil é um país que tem muita luz, é abençoado por dias de sol intenso o ano todo, e por isso o tratamento que damos às janelas é muito importante.
- Num espaço restrito, se a questão da privacidade permitir, deixe as janelas sem cortina.
- Se não for possível, opte por um modelo sem volume em tecidos como o voil ou linho, mantendo a cor e a tonalidade bem próxima à da parede. Uma cortina murchinha mesmo! Ela deve passar desapercebida.
Por que fazer algo assim tão sem graça?
- Por um motivo importante, quando nossos olhos não encontram barreira ao olhar através das janelas, o espaço externo se une ao interno, e temos uma sensação de profundidade. É isso que precisamos num apartamento pequeno!
- Você está certa(o) se pensar nas cortinas apenas como um toque de suavidade em meio a dureza da parede, do vidro e do alumínio.

Cortina em linho branco, presa por alças no varāo, feita com pouco tecido, tem apenas um efeito decorativo. Fonte: frining.com
Você ficou em dúvida se uma cortina tradicional é mesmo a melhor escolha?
Está se perguntando o que fazer se o sol incidir diretamente nos móveis, aquele sol forte da manhã?

Instalação de Insulfilm nos vidros da vertical e da horizontal, protegem os móveis e tapete do desbotamento causado pelo sol, além de transformar esse espaço num jardim de inverno com temperatura amena o ano todo. Fonte: vidrotemp.com.br
Nesse caso uma boa solução é instalar a película protetora contra U.V., que funciona muito bem para diminuir o calor excessivo e o brilho ofuscante vindo do exterior nos dias de verão.
A película está disponível em várias gradações de fumê, portanto seu ambiente não vai ficar muito escuro.
Outra maneira de bloquear o sol, porém essa vai impedir que se veja o exterior, são os painéis de tecido “Blackout”, ou aportuguesando, ”Blecaute ‘’.
Trata-se de um tecido sintético, emborrachado, o que o torna duro e resistente, usado quando bloquear totalmente a claridade. Com esse material pode-se fazer cortinas soltas para trilho ou varāo, painéis ou rolôs.
A terceira opção são as persianas rolôs com tela solar, com fator de abertura de 1% a 10%. Elas protegem contra os raios UVA /UVB que danificam pisos, móveis e tapetes.
Permitem alguma visibilidade do exterior, e garantem uma luz suave no interior.
Seu material é desenvolvido com alta tecnologia, portanto essas cortinas sāo exclusividade de marcas com Hunter Douglas, Luxaflex.

Fonte: www.hunterdouglas.com
Outro assunto que vamos abordar nesse post é como evitar que a colocação de prateleiras e nichos deixe o visual de um apto pequeno pesado.
Instalar nichos abertos ou fechados no alto das paredes abre espaço para guardar aquilo que não se usa no dia a dia.
Esses elementos postos próximos ao teto, dāo a ilusão de mais altura ao cômodo.
O uso e estantes altas também é bem vindo, mas existem algumas regrinhas.
Para que se tenha o efeito desejado, a cor e o acabamento dessas peças não pode causar muito contraste visual com a cor das paredes.
Por exemplo, se você optar por paredes brancas, bege, cinza, ou qualquer um dos tons neutros clarinhos, instale prateleiras brancas, ou o mais próximo de branco que encontrar. Aprenda como decorar a sua casa como um profissional. Veja como aqui!
Se optar por prateleiras ou nichos de madeira escura, você estará chamando atenção demais para o local da instalação.
Elas estarão criando o mais alto grau de contraste que existe entre as cores, branco X preto ( marrom, marinho..). Em ambientes pequenos esse nível de contraste é muito cansativo para os olhos.

O visual criado por nichos escuros sob parede branca ficou “pesado” Fonte: lojas Kd
Ao escolher entre prateleiras ou nichos fechados, faça um mix dos dois, dando preferência a nichos fechados.
Por que?
Nas prateleiras os livros e objetos ficam expostos, portanto devem estar sempre muito bem arrumados para não prejudicar a visão geral do ambiente. Essa arrumação implica em ordem de cor e forma.
Já um nicho, guarda os elementos diferentes atrás de portas fechadas, resultando num elemento limpo dentro do ambiente, onde o olhar vai poder repousar.

MIX de nichos abertos e fechados. Note que os 2 maiores e a bancada( bastante expressiva com aproximadamente 0, 10 cm de expessura) são brancos e se fundem à parede pois não criam um “peso visual”. As peças menores ficaram com a incumbência de mostrar o ritmo do móvel através de tons mais fortes. Fonte: decoist.com
No caso de você já possuir o móvel, ou não resistir as ofertas de estantes vazadas( são bem mais acessíveis) , procure guardar as miudezas em caixas de papelão, plástico, junco, que além de espaço de arrumação, servirão para enfeitar o ambiente.
Use no mínimo 2 iguais em padronagem, para mostrar que o arranjo não aconteceu por acaso.
Iluminação Especial para Móveis e Objetos.
Todos esse cuidado com os móveis é importante, mas nunca se esqueça de cuidar da iluminação.
Uma boa dica é utilizar produtos de LED para iluminar os móveis e objetos do apartamento. Aposte na fita de LED para decorar e iluminar os nichos, as sancas de gesso ou madeira, paredes e rodapés, além claro, das estantes e demais lugares que sua criatividade permitir.
As fitas de LED estão disponíveis em diversas cores: Branco Frio, Branco Quente,Branco Neutro, Azul, Verde, Vermelha,Rosa,RGB colorida ( este modelo disponilibiza todas as cores do espectro.).Na hora de comprar Fita LED, escolha uma loja confiável para não ter dores de cabeça. Nossa dica de hoje é a loja Iluminim!

Conjuntos de nichos sem portas são móveis mais acessíveis, e mais fáceis de encontrar. Se essa for a sua opção vai encontrar caixas de vários tipos para compor o visual. Fonte: fendhome.com Caixas similares : joypaper.com.br a venda online na americanas.com.br