Confira as principais sugestões sobre o tema para apartamentos pequenos

A entrada de luz natural é fundamental  em qualquer espaço, mais ainda num espaço pequeno.

O Brasil é um país que tem muita luz, é abençoado por dias de sol intenso o ano todo, e por isso o tratamento que damos às janelas é muito importante.

  • Num espaço restrito, se a questão da privacidade permitir, deixe as janelas sem cortina.
  • Se não for possível, opte por um modelo sem volume em tecidos como o  voil ou linho, mantendo a cor e a tonalidade bem próxima às da parede. Uma cortina murchinha mesmo! Ela deve passar desapercebida.

Por que fazer algo assim tão sem graça?

  • Por um motivo importante, quando nossos olhos não encontram  barreira ao olhar através das janelas, o espaço externo se une ao interno, e temos uma sensação de profundidade. É isso que precisamos num apartamento pequeno!
  • Você está certa(o) se pensar  nas cortinas apenas como um toque de suavidade em meio a dureza da parede, do vidro e do alumínio.
cortina-em--linho-branco,--presa-por-alças-no-varāo

Cortina em linho branco, presa por alças no varāo, feita com pouco tecido, tem apenas um efeito decorativo. Fonte: frining.com

 

Você ficou em dúvida se uma cortina tradicional é mesmo a melhor escolha?

Está se perguntando o que fazer se o sol incidir diretamente nos móveis, aquele sol forte da manhã?

instalação-de-insulfilm-nos-vidros-da-vertical-e-da-horizontal

Instalação de Insulfilm nos vidros da vertical e da horizontal, protegem os móveis e tapete do desbotamento causado pelo sol, além de transformar esse espaço num jardim de inverno com temperatura amena o ano todo. Fonte: vidrotemp.com.br

 

Nesse caso uma  boa solução é instalar a película protetora contra U.V., que funciona muito bem para diminuir o calor excessivo e o brilho ofuscante vindo do exterior nos dias de verão.

A película está disponível em várias gradações de fumê, portanto seu ambiente não vai ficar muito escuro.

Outra maneira de bloquear o sol, porém essa vai impedir que se veja o exterior, são os painéis de tecido “Blackout”, ou aportuguesando, ”Blecaute ‘’.

Trata-se de um tecido sintético, emborrachado, o que o torna duro e resistente, usado quando bloquear totalmente a claridade. Com esse  material pode-se fazer cortinas soltas para trilho ou varāo, painéis ou rolôs.

A  terceira opção são as persianas rolôs com tela solar, com fator de abertura de 1% a 10%. Elas  protegem contra os raios UVA /UVB que danificam pisos, móveis e tapetes.  

Permitem alguma visibilidade do exterior, e garantem uma luz suave no interior.

Seu  material é desenvolvido com alta tecnologia, portanto essas cortinas sāo exclusividade de marcas com Hunter Douglas, Luxaflex.

Fonte: www.hunterdouglas.com

 

Outro assunto que vamos abordar nesse post  é como evitar que a colocação de prateleiras e nichos deixe o visual de um apto pequeno pesado.

Instalar nichos abertos ou fechados no alto das paredes abre espaço para guardar aquilo que não se usa no dia a dia.

Esses elementos postos próximos ao teto, dāo a ilusão de mais altura ao cômodo.

O uso e estantes altas também é bem vindo, mas existem algumas regrinhas.

Para que se tenha o efeito desejado, a cor e o acabamento dessas peças não pode causar muito contraste visual com a cor das paredes.

Por exemplo, se você optar por paredes brancas, bege, cinza, ou qualquer um dos tons neutros clarinhos, instale prateleiras brancas, ou o mais próximo de branco que encontrar.

Se optar por prateleiras ou nichos de madeira escura, você estará chamando atenção demais para o local da instalação.

Elas estarão criando o  mais alto grau de contraste  que existe entre as cores, branco X  preto ( marrom, marinho..). Em ambientes pequenos esse nível de contraste é muito cansativo para os olhos.

nichos-escuros-sob-parede-branca

O visual criado por nichos escuros sob parede branca ficou “pesado” Fonte: lojas Kd

 

Ao escolher entre prateleiras ou nichos fechados, faça um mix dos dois,  dando preferência a nichos fechados.

Por que?

Nas prateleiras os livros e objetos ficam expostos, portanto devem estar sempre muito bem arrumados para não prejudicar a visão geral do ambiente. Essa arrumação implica em ordem de cor e forma.

Já um nicho, guarda os elementos diferentes atrás de portas fechadas, resultando num elemento limpo dentro do ambiente, onde o olhar vai poder  repousar.

mix-de-nichos-abertos-e-fechados

MIX de nichos abertos e fechados. Note que os 2 maiores e a bancada( bastante expressiva com apx.10 cm de expessura) são brancos e se fundem à parede pois não criam um “peso visual”. As peças menores ficaram com a incumbência de mostrar o ritmo do móvel através de tons mais fortes. Fonte: decoist.com

 

No caso  de  você já possuir o móvel, ou não resistir as ofertas de estantes vazadas( são bem mais acessíveis) , procure guardar as miudezas em caixas de papelão, plástico, junco, que além de espaço de arrumação, servirão para enfeitar o ambiente.

Use no mínimo 2 iguais em padronagem, para mostrar que o arranjo não aconteceu por acaso.

conjuntos-de-nichos-sem-portas-são-móveis-mais-acessíveis

Conjuntos de nichos sem portas são móveis mais acessíveis,e mais fáceis de encontrar. Se essa for a sua opçào vai encontrar caixas de vários tipos para compor o visual. Fonte: fendhome.com Caixas similares : joypaper.com.br a venda online na americanas.com.br