Século XX

Art Nouveau

As vésperas do sec. XX  a Europa presenciou o aparecimento do movimento Art Nouveau.(1880 a 1910)

Numa tentativa de unir o interior das casas com o exterior, este movimento  apresentou  através das formas curvas, a natureza,adornando suas criações com flores e plantas.

O art noveau é considerado um estilo de arte total, quase um estilo de vida pois compreende muitas modalidades: arquitetura, artes gráficas, joalheria, design de interiores,( mobiliário, tecelagem, iluminação, prataria, cerâmica, ). O estilo foi aplicado até nos utensílios de uso diário, como paliteiros, açucareiros, etc…

Fez sucesso até o ano de 1910, quando caiu em desuso e foi substituido pelo Art Deco.

Papel de parede inglês,desenho floral ,Londres, 1905. fonte:vam.ac.uk

 

Art Deco

Art Deco  ( 1920 a 1960) é um dos estilos mais conhecidos de design de interiores. É moderno ao mesmo tempo que tem elegância e glamour.  Destaca-se pelas linhas limpas, cores vibrantes, formato angular como as estampas com zig-zag, as famosas “chevron”.

Conheceu seu apogeu na Exposição Internacional de Artes Decorativas  ocorrida em  Paris em 1925 .

O art deco nasceu da combinação de movimentos variados do princípio do séc. XX, tais como construtivismo, modernismo, bauhaus e futurismo. É comum ver o art deco expressar-se através de trabalhos com características vanguardistas, focando  especialmente  em imagens de animais  e esboços femininos.

Da mesma forma que o art nouveau, este movimento disseminou-se pelas camadas mais populares  e passou a integrar o dia a dia das residências através dos móveis, acessórios  e utensílios domésticos.

Réplica da poltrona  em madeira desenhada por Eileen Gray, ca 1929

Minimalismo

Estilo que que esteve presente até os anos 80, caracterizava-se por espaços abertos, formas geométricas, poucos móveis e objetos decorativos  e  ambientes  predominantemente brancos.

minimalist-furnitures-home-design

Fonte: ceveta.com

 O Moderno da metade do sec.XX

Design de muita importância, com importantes referências na arquitetura, no design de interiores e design de produtos entre os anos 1930 e 1965.

Os móveis característicos  dessa época perderam seu apelo no final da década de 60, porém ressurgiram com  muita força nos anos 90 e permanecem populares até hoje, cada vez mais

Todos os  designers  de interiores usam  pelo menos uma peça assinada pelo ícones do design do século XX.

Alguns exemplos: Charles Eames, Le Corbusier, Florence Knoll, Mies vans der Rohe.

Século XX- Grandes Mudanças

Nas primeiras décadas do séc XX o mundo mudou e com ele mudaram os costumes.

As casas passam a ter equipamento para facilitar a vida moderna, máquina de lavar, aspirador, forno, televisão, etc..

O momento não podia ser melhor para os designers de interiores começarem a planejar espaços bonitos e  funcionais que iriam de encontro à demanda e os anseio da sociedade pós moderna.