Século XX
Art Nouveau
As vésperas do sec. XX a Europa presenciou o aparecimento do movimento Art Nouveau.(1880 a 1910)
Numa tentativa de unir o interior das casas com o exterior, este movimento apresentou através das formas curvas, a natureza,adornando suas criações com flores e plantas.
O art noveau é considerado um estilo de arte total, quase um estilo de vida pois compreende muitas modalidades: arquitetura, artes gráficas, joalheria, design de interiores,( mobiliário, tecelagem, iluminação, prataria, cerâmica, ). O estilo foi aplicado até nos utensílios de uso diário, como paliteiros, açucareiros, etc…
Fez sucesso até o ano de 1910, quando caiu em desuso e foi substituido pelo Art Deco.

Papel de parede inglês,desenho floral ,Londres, 1905. fonte:vam.ac.uk
Art Deco
Art Deco ( 1920 a 1960) é um dos estilos mais conhecidos de design de interiores. É moderno ao mesmo tempo que tem elegância e glamour. Destaca-se pelas linhas limpas, cores vibrantes, formato angular como as estampas com zig-zag, as famosas “chevron”.
Conheceu seu apogeu na Exposição Internacional de Artes Decorativas ocorrida em Paris em 1925 .
O art deco nasceu da combinação de movimentos variados do princípio do séc. XX, tais como construtivismo, modernismo, bauhaus e futurismo. É comum ver o art deco expressar-se através de trabalhos com características vanguardistas, focando especialmente em imagens de animais e esboços femininos.
Da mesma forma que o art nouveau, este movimento disseminou-se pelas camadas mais populares e passou a integrar o dia a dia das residências através dos móveis, acessórios e utensílios domésticos.

Réplica da poltrona em madeira desenhada por Eileen Gray, ca 1929
Minimalismo
Estilo que que esteve presente até os anos 80, caracterizava-se por espaços abertos, formas geométricas, poucos móveis e objetos decorativos e ambientes predominantemente brancos.

Fonte: ceveta.com
O Moderno da metade do sec.XX
Design de muita importância, com importantes referências na arquitetura, no design de interiores e design de produtos entre os anos 1930 e 1965.
Os móveis característicos dessa época perderam seu apelo no final da década de 60, porém ressurgiram com muita força nos anos 90 e permanecem populares até hoje, cada vez mais
Todos os designers de interiores usam pelo menos uma peça assinada pelo ícones do design do século XX.
Alguns exemplos: Charles Eames, Le Corbusier, Florence Knoll, Mies vans der Rohe.
Século XX- Grandes Mudanças
Nas primeiras décadas do séc XX o mundo mudou e com ele mudaram os costumes.
As casas passam a ter equipamento para facilitar a vida moderna, máquina de lavar, aspirador, forno, televisão, etc..
O momento não podia ser melhor para os designers de interiores começarem a planejar espaços bonitos e funcionais que iriam de encontro à demanda e os anseio da sociedade pós moderna.