Design de Interiores é uma arte e uma ciência que realça os interiores, algumas vezes também os exteriores, a fim de tornar um espaço atraente, seguro e saudável para quem vai usa-lo, melhorando assim sua qualidade de vida.

Essa ciência segue uma metodologia sistemática e coordenada, que requer  uma boa dose de  pesquisa. É necessário que se  integre o conhecimento no processo criativo.

O design de interiores é uma profissão multi facetada, através dela os recursos e as necessidades do cliente são satisfeitos, a fim de criar um espaço que atenda aos vários objetivos do projeto.

Sketch usando 2 técnicas, programas vetorial e guache

 

As competências do profissional de DI  envolvem uma grande dose de criação e de gerenciamento ao mesmo tempo. A seguir algumas de usas atribuições:

  1. Captar clientes e comunicar-se com eles ao longo do projeto.
  2. Interpretar a personalidade e necessidades do cliente,
  3. Estudar e planejar o uso do espaço
  4. Pesquisar materiais e soluções
  5. Criar o conceito do projeto,
  6. Gerar orçamentos
  7. Executar os desenhos,
  8. Comprar os materiais
  9. Comunicar-se com os fornecedores
  10. Inspecionar a obra

Sala de estar usando vários tons de cinza. fonte:farrow&ball.uk

A prática do Design de Interiores permite que se elabore projetos residenciais, corporativos e comerciais. Esse último envolve um sem número de espaços que necessitam de trabalho profissional se quiserem se destacar.

O  profissional de design de interiores está sendo sendo solicitado para projetar espaços em hospitais, restaurantes, hotéis, lojas, aeroportos, etc..

 

Saguão de aeroporto proposto por arquitetos americanos no site design-milk.com