Psicologia e Design são termos que aparentemente não combinam. Certo? Errado.
Ambos são matérias de Humanas, e se pensarmos por ai, já começamos a enxergar a possibilidade de encontro entre as duas.
A psicologia estuda a mente humana, na tentativa de identificar problemas relacionados ao comportamento, e visa resolver esses problemas para que o indivíduo tenha uma vida melhor.
Praticar a psicologia do design de interiores num projeto significa que a psicologia será uma das ferramentas mais importantes para que esse projeto seja bem sucedido.
A princípio não encontramos conexão com essa matéria e uma residência normal. Então para entender melhor, vejam a aplicação da Psicologia do Design de Interiores no Marketing.
Conhecida do Marketing, através de outras denominações, o design de interiores sempre esteve presente nos pontos de venda.
O curso de marketing tem uma matéria chamada “psicologia do consumidor”. Ela estuda o comportamento do consumidor a fim de entende-lo melhor, e consequentemente vender mais. E quais recursos são usados para conquistar o consumidor?
CORES, LUZES, ESTAMPAS, AROMAS, ALTURAS, TEXTURAS, FORMAS, TEMPERATURA, VAZIOS, DISTÂNCIAS RELATIVAS, ETC…
Todos esses elementos são de domínio do designer de interiores, seu conhecimento é primordial para construir o ambiente onde um produto estará exposto.

Loja da Breguet, Macau 2016 Fonte breguet.com
Já a algum tempo as lojas de roupas, eletrodomésticos, celulares… empregam designers , para traduzirem em elementos visuais, o conhecimento sobre o comportamento de seus consumidores. Nada é por acaso. O local dos provadores, por exemplo, é sempre no fundo, porque a sensação de privacidade faz com que o cliente permaneça mais tempo na loja. A iluminação normalmente “conduz”o cliente pelos caminhos que a loja deseja. Nos supermercados, a padaria fica em um lugar estratégico, a fim de exalar o cheiro de pão quentinho. Nos escritórios, as mesas colocadas assimetricamente prejudicam a concentração de quem trabalha. Existem milhares de outros exemplos. Escreverei muitos posts sobre o assunto, pois ele me fascina.
A psicologia do Design de Interiores é um ramo da Psicologia Ambiental. A matéria entende que o layout, as cores, os cheiros… todas as sensações vividas num ambiente podem resultar no bem estar ou mal estar do indivíduo que ali vive ou trabalha.
A respeito da afirmação acima, lembremos que também os hospitais empregam designers de interiores, para projetar ambientes que dêem conforto fisico e emocional para pacientes e médicos.
Em seu tempo, personalidades como Walter Benjamin, Sigmund Freud e Jean Braudrillard, escreveram muito sobre esse assunto, não deixando dúvida que ao incorporar a psicologia no design, este pode criar um meio, que determinará as relações e o comportamento dos indivíduos ali presentes.
As cores tem um enorme efeito no ser humano. Pode nos deixar mais ou menos produtivo, mais ou menos emocionais, até mesmo mais famintos.
O aumento no número de pesquisas do ramo da neuro ciência tem levado cientistas, dos quatro cantos do mundo, a se aprofundarem no tema sobre a relação entre as emoções e os espaços internos.
As descobertas abrem as portas para um tipo de design que conscientemente manipula os elementos decorativos com o objetivo de encontrar a paz e a felicidade nos ambientes.