Saiba o que misturar e o que não misturar

Se você é uma pessoa que gosta de fazer mudanças na sua casa a toda hora, provavelmente já pensou em ter cadeiras diferentes para sua mesa de jantar.

Já percebeu também que essa é uma tendência que tem um efeito, que poucos outros elementos tem na decoração.

A mesa de jantar rodeada por cadeiras diferentes tem personalidade, uma vez que a mistura é única, só sua. Assim como uma parede galeria, a escolha de cores e texturas é muito particular. Ela te dá a oportunidade de ousar nas cores e formas, coisa que você talvez não fizesse num sofá.

A idéia por trás dessa proposta é passar a sensação de que sua casa simplesmente aconteceu, que não houve planejamento para decora-la. Afinal você teria pego uma cadeira aqui, outra ali, e tudo acabou maravilhosamente casual.

Mas a realidade não funciona assim. Até para misturar cadeiras é preciso conhecimento.

 

Unidas pela cor amarela, está valendo tudo para essa cadeiras, até diferença de altura, o que deve ser evitado na maioria dos casos. Fonte:Livingetc.com

 

Como misturar cadeiras:

Altura:

Brinque o quanto quiser com os materiais,as cores,os estilos, mas evite oscilar na altura das cadeiras.O look final pode ficar comprometido, e pior ainda, seus convidados podem ficar desconfortáveis estando em alturas diferentes. Portanto meça a altura do assento, e do enconsto.

Bastante diferentes e em pares,não causam confusão visual porque são em preto e prata. Fonte:interiordesignideas.com

 

Cores:

Existem duas maneiras básicas para escolher as cadeiras, no que diz respeito às cores. Se deseja apostar num arco iris, ou seja vai mesmo usar vários cromas, recomendo que se atenha a um mesmo modelo de cadeira, com variação nos braços por exemplo.

Mostarda e Laranja fazem parte da mesma família cromática. Fonte:homefurniture.com

Ao contrário, se sua vontade é ter modelos diferentes, então é melhor manter a mesma cor.

 

Fórmula sem erro. Mesa de madeira e cadeiras diferentes brancas. Estas são de fibra, mas poderiam ser de qualquer material que o efeio seria o mesmo. Fonte:Dcoracão.com.br

 

Épocas e Estilos:

Usar cadeiras da mesma época dá uma tranquilidade quanto ao resultado. A metade da década do século XX é riquíssima em design de cadeiras.

As quatro cadeiras pretas são Thonet, 3 sem braço e com assento de palha e 1 com braço e assento de madeira. Fonte: Houzz.com

 

Misturar épocas já representa um desafio maior. Mas existem cadeiras que são verdadeiros coringas. Cito aqui as eternas Thonet que combinam absolutamente com tudo e estão disponíveis com e sem braços.

Atualmente, as decorações no estilo industrial usam a cadeira Tolix em todos os lugares,ela também é encontrada com braço e sem, em várias cores.

Então se você decidir que quer misturar estilos , recomendo que duplique suas escolhas e preste atenção ao formato das cadeiras para que tenham uma semelhança. Usa-las em pares vai garantir uma unidade ao conjunto, e apesar das diferenças o look ficará coeso.

Fonte:dwell.com